Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32640
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vanessa Sena Tomazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6635454822711491pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Manuela Martins Soares Davidpt_BR
dc.contributor.referee1José Eustáquio de Britopt_BR
dc.contributor.referee2André Augusto Deodatopt_BR
dc.contributor.referee3Jussara de Loiola Araújopt_BR
dc.contributor.referee4Vanessa Regina Eleutério Mirandapt_BR
dc.creatorFabiana Pereira de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6067016546825882pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-02T17:55:54Z-
dc.date.available2020-03-02T17:55:54Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32640-
dc.description.abstractThe Law 10.639/03 established the obligation of teaching Africa and African History in K-12 curriculum in all schools of every education system in Brazil. However, there is still a lack of studies to base the teaching practice in this field, especially in Mathematics education. Aiming to contribute to the discussion of the theme, this research investigated changes which take place in the Mathematics class when elements of African history and culture are introduced, as well as the contributions of these changes on creating an education curriculum for ethnic-racial relations. We conducted a qualitative research with empirical material from participant observation, interviews with students and the teacher, and notes on the students’ activities. The main instruments used to produce and organize the empirical material were field diaries, interviews, registries produced by the students throughout the activities, and audio recordings of the Mathematics classes. The field research took place in a municipal school in the city of Betim (state of Minas Gerais), where the researcher teaches. A set of 8th- grade Mathematics classes were observed during 2016. The observed classes were planned together with the Mathematics teacher, who introduced the African culture theme through the project “African culture experiences”. The data analysis was based on studies on the curriculum, in critic and pos-critic perspective, particularly the works focused on the curriculum for the education of ethic-racial relations, as well as official documents and works discussing public policies of racial equality. As a result, we could see changes in the teacher’s practices as well as the students’, regarding students’ involvement and interest in the Mathematics classes which approached the ethic-racial theme; more autonomy and agency from the students; and a change on the way students see the ethnic-racial debate in the school, which they consider a way to combat racism and prejudice against black people. In a way, the project “African culture experiences” was an initiative of decolonization of the curriculum, especially the one focused on ethnic-racial relations, promoting an approximation of types of knowledge and ways of being and living of the students and the community.pt_BR
dc.description.resumoA Lei 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo do Ensino Fundamental e Médio de todas as escolas das redes de ensino. Contudo, ainda há carência de estudos para embasarem a prática docente nesse campo, em especial no campo da Educação Matemática. Buscando contribuir com a discussão dessa temática, esta pesquisa investigou quais mudanças ocorrem nas aulas de matemática quando, nelas, são introduzidos elementos da história e cultura africana, e as contribuições dessas mudanças para a composição de um currículo para a Educação das relações étnico-raciais. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo material empírico foi produzido por meio de observação participante, entrevistas com alunos e professora e registros das atividades dos alunos. Os principais instrumentos utilizados para a produção e a organização do material empírico foram: diário de campo, entrevistas, registros produzidos pelos alunos ao longo das atividades e gravações em áudio das aulas de Matemática. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola municipal do município de Betim (MG), onde a pesquisadora leciona. Observou-se um conjunto de aulas de matemática de outra professora dessa disciplina, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, durante o ano de 2016. As aulas observadas foram planejadas em conjunto com a professora de Matemática da turma, que introduziu a temática cultura africana por meio do projeto “Vivências culturais africanas”. A análise dos dados, apoiou-se nos estudos sobre currículo, na perspectiva crítica e pós-crítica, particularmente nos trabalhos que focalizam o currículo para a educação das relações étnico-raciais, também, nos documentos oficiais e na literatura que discutem políticas públicas para igualdade racial. Buscou-se analisar as mudanças nas aulas de matemática, quando, nelas, foram introduzidos elementos da cultura africana. Como resultado, constataram-se mudanças tanto na prática da professora quanto nas práticas dos alunos, no que diz respeito ao envolvimento e interesse dos alunos nas aulas de matemática que abordaram a temática étnico-racial; observando-se mais autonomia e protagonismo dos alunos. Verificou--se também mudança na forma como os alunos veem a discussão da temática étnico-racial na escola, que eles consideram uma forma de combater o racismo e o preconceito, nesse ambiente, contra as pessoas negras. Em certa medida, o projeto “Vivências culturais africanas” foi uma iniciativa de questionar a colonização do currículo, em especial do currículo para a educação das relações étnico-raciais, promovendo uma aproximação dos saberes, das formas de ser e de viver dos alunos e sua comunidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistória e cultura africanapt_BR
dc.subjectCurrículo de matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.otherRelações étnicaspt_BR
dc.subject.otherRelações raciaispt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherEducação matemáticapt_BR
dc.subject.otherEnsino Fundamental - Currículospt_BR
dc.titleTensões nas aulas de matemática e contribuições para um currículo para a educação das relações étnico-raciaispt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Fabiana Pereira de Oliveira.pdf4.71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons