Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32669
Tipo: Tese
Título: A escola e a cidade: experiências de crianças e adultos em excursões na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): The school and the city: experiences of children and adults on excursions in early childhood
Autor(es): Tulio Campos
primer Tutor: Maria Cristina Soares de Gouvêa
primer Co-tutor: José Alfredo Oliveira Debortoli
primer miembro del tribunal : Maria Inês Mafra Goulart
Segundo miembro del tribunal: Fernanda Müller
Tercer miembro del tribunal: Vânia Carvalho de Araújo
Cuarto miembro del tribunal: Jader Janer Moreira Lopes
Resumen: Esta tese teve como objetivo principal tentar compreender e dar visibilidades às experiências que crianças e adultos de uma instituição pública de educação infantil vivenciam nos espaços da cidade de Belo Horizonte, a partir de ações e práticas realizadas por meio de excursões. Foi ponto de partida da pesquisa o projeto Educando a Cidade para Educar e a proposta pedagógica de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), buscando – a partir de uma perspectiva etnográfica e colaborativa – refletir acerca das relações entre escola e a cidade. Por meio de um referencial teórico multidisciplinar – baseado nos Estudos Sociais da Infância e da Cidade, da Geografia da Infância, da Sociologia da Infância, da Antropologia da Criança e das Pedagogias da Infância e da Educação Infantil –, o estudo inspirou-se teórico-metodologicamente em autores como Walter Benjamin, Maurice Merleau-Ponty, Tim Ingold, Henry Lefebvre, Doreen Massey, Pia Christensen, Maria Inês Mafra Goulart, Jader Janer Moreira Lopes, Manuel Jacinto Sarmento, Fernanda Müller, Willian Corsaro, dentre outros/as. O trabalho de campo foi realizado de fevereiro a dezembro de 2017, em uma instituição pública de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. O trabalho empírico, que lançou mão da observação participante como principal instrumento metodológico, consistiu no acompanhamento do cotidiano de uma turma de crianças com idades entre 5 e 6 anos e sua professora durante as excursões para os espaços da cidade de Belo Horizonte, tais como praças, mercados e museus. A pesquisa traz questões conceituais acerca dos temas Infância(s), Escola(s) e Cidade(s), com o intuito de apresentar ao leitor como esses veem permeando os estudos acerca das experiências de infâncias no contexto da cidade, em um campo interdisciplinar em consolidação no Brasil. O estudo aponta reflexões acerca do planejamento de atividades que antecederam as excursões propostas junto com a professora na turma, explorando a perspectiva de organização do currículo por “campos de experiência”, em que “Memória, Narrativa e História” aparecem inscritas nas experiências de vida das crianças, professora e pesquisador. Constata que os movimentos de peregrinação, desde a escola até os espaços de visitação, dentro do ônibus, marcam as relações e experiências das crianças e dos adultos nos seus percursos pela e na cidade. Destaca, também, as experiências desses sujeitos nos espaços por onde foram propostas as excursões, considerando essas vivências nos espaços da cidade como nós que se entrelaçam, indicando, nesse sentido, a compreensão da cidade como uma malha de relações. Por fim, perpassa por questões que indicam as relações entre uma política educacional e uma política de cultura, como possibilidade de reafirmação do direito da criança à cidade.
Abstract: This thesis aims to understand and give visibility to the experiences that children and adults of a public institution of early childhood experience the spaces of the city of Belo Horizonte from actions and practices carried out through excursions. Its starting point is the project Educating the City to Educate and the pedagogical proposal of a Municipal School of Early Childhood Education, seeking - from an ethnographic and collaborative perspective - to reflect on the relationship between school and the city. From a multidisciplinary theoretical framework - based on the Social Studies of Childhood and the City, the Geography of Childhood, the Sociology of Childhood, the Anthropology of Children and the Pedagogies of Childhood and Early Childhood Education - the study was inspired by methodologically in authors such as Walter Benjamin, Maurice Merleau-Ponty, Tim Ingold, Henry Lefebvre, Doreen Massey, Pia Christensen, Maria Inês Mafra Goulart, Jader Janer Moreira Lopes, Manuel Jacinto Sarmento, Fernanda Müller, Willian Corsaro, among others. The fieldwork was carried out from February to December 2017 in a public institution of Early Childhood Education of the municipal school system of Belo Horizonte. The empirical work, which used participant observation as the main methodological instrument, consisted of monitoring the daily life of a group of children aged 5 to 6 years and their teacher during the excursions to the spaces of the city of Belo Horizonte, such as squares, markets, and museums. The research brings conceptual questions about the themes Childhood, School, and City to present to the reader how they see permeating the studies about childhood experiences in the city context, in an interdisciplinary field still under consolidation in Brazil. The study points to reflections on the planning of activities that preceded the proposed excursions with the teacher in the class, exploring the perspective of organizing the curriculum by ‘fields of experience’, where ‘Memory, Narrative and History’ appear inscribed in the life experiences of the students, children, teacher, and researcher. It shows that pilgrimage movements from school to visitation spaces on the bus mark the relationships and experiences of children and adults on their journeys through and around the city. It also highlights the experiences of these subjects in the spaces where the excursions were proposed, considering these experiences in the city spaces as one of a kind, indicating, in this sense, the understanding of the city as a network of relationships. Finally, it goes through issues that indicate the relationship between educational policy and culture policy, as a possibility of reaffirming the child's right to the city.
Asunto: Infância
Educação de crianças
Educação pre-escolar
Comunidade e escola
Excursões escolares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32669
Fecha del documento: 18-nov-2019
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE TULIO CAMPOS - Versão Final Biblioteca.pdfTese Túlio Campos9.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.