Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32691
Tipo: Tese
Título: Mídias digitais no ensino médio estadual de Minas Gerais
Autor(es): Priscila Rezende Moreira
Primeiro Orientador: Fernando Selmar Rocha Fidalgo
Primeiro membro da banca : Ramon de Oliveira
Segundo membro da banca: Jussara B. Q. Paschoalino
Terceiro membro da banca: Hormindo Pereira de Souza Júnior
Quarto membro da banca: Antônio Júlio de Menezes Neto
Resumo: Esta tese analisa a incorporação das mídias digitais no ensino médio estadual de Minas Gerais. Como metodologia de pesquisa, elaboramos um estudo de natureza qualitativa, no qual realizamos: (a) pesquisa documental dos dados referentes aos equipamentos informatizados e digitais das escolas estaduais de Minas Gerais; (b) entrevista semiestruturada a 20 (vinte) professores de 03 (três) escolas da rede estadual; (c) observações das aulas nas quais as mídias digitais foram utilizadas pelos professores entrevistados e, (d) observação das características das escolas no uso desses equipamentos. Ademais, nesta tese, verificamos políticas brasileiras e mineiras voltadas para a aquisição das mídias digitais nas escolas públicas e para a formação dos professores para trabalharem com esses recursos tecnológicos; apresentamos a evolução e presença das tecnologias e mídias na sociedade e para a educação; e tratamos sobre a pesquisa empírica e o processo de escolha das escolas como lócus das observações. A partir da análise da pesquisa de campo, verificamos a importância das políticas públicas e programas governamentais para a incorporação das mídias digitais, tanto na aquisição dos equipamentos, quanto em relação à formação docente e condições de trabalho com os recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nosso anseio é que este estudo contribua para a disseminação de reflexões sobre a incorporação das mídias digitais nas escolas públicas brasileiras, a considerar, formação docente, infraestrutura das escolas e conteúdo digital educacional adequado, e motive outras pesquisas acerca das tecnologias educacionais no ensino médio.
Abstract: This thesis analyzes the incorporation of digital media in Public High Schools in the State of Minas Gerais. As research methodology, we developed a study of qualitative nature, in which we carried out: (a) documentary research of the data concerning the computerized systems and digital equipment of the state schools of Minas Gerais; (b) semi-structured interview with 20 (twenty) teachers from 03 (three) state schools; (c) observations of classes in which the digital media were used by the interviewed teachers; and (d) observation of the type of use of this equipment by the schools. Furthermore, in this thesis, we verified Brazilian and Minas Gerais policies aimed at the acquisition of digital media in public schools and for the training of teachers to work with these technological resources; we presented the evolution and presence of technologies and media in society and for education; and we dealt with empirical research and the process of choosing the schools as the locus of our observations. Based on the analysis of field research, we verified the importance of public policies and government programs for the incorporation of digital media, both in the purchase of equipment, as well as in relation to teacher training and working conditions with technological resources in the educational environment. It is our intention that this study will contribute to the dissemination of reflections about the incorporation of digital media in Brazilian public schools, considering teacher training, school infrastructure and adequate digital educational content. We also hope this thesis motivates other studies on the use of educational technologies in High School.
Assunto: Educação
Tecnologia educacional
Mídia digital
Ensino médio - Minas Gerais
Professores - Formação - Minas Gerais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32691
Data do documento: 22-Fev-2019
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