Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32698
Type: Dissertação
Title: O impacto da globalização na motivação dos alunos de inglês como língua estrangeira
Authors: Emmanuelle Pereira da Costa
First Advisor: Érika Amâncio Caetano
Abstract: A presente pesquisa investigou os motivos que geram a motivação dos alunos de inglês como língua estrangeira no contexto das aulas de inglês do curso de extensão oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX). Além disso, buscou-se entender o impacto da globalização na motivação dos alunos de inglês e objetivou-se analisar em que escala a motivação para a aprendizagem de língua inglesa é impactada pelo processo de globalização que vivenciamos hoje. A metodologia, de cunho qualitativo, teve como instrumentos um survey para a coleta de dados, via questionário eletrônico, e entrevistas, que foram feitas ao final. Os resultados das análises mostraram que a redução das fronteiras políticas, econômicas e sociais é um efeito direto da aceleração da globalização, que tem impulsionado diretamente o fluxo internacional e inter-regional de informações, pessoas e bens de consumo. Observou-se, então, que, estimulados pela facilidade para viajar, juntamente à necessidade da utilização da língua inglesa dentro das empresas e do meio universitário, grande parte dos alunos demonstraram interesse pela língua justamente para fins acadêmicos, para utilização em seu trabalho e até mesmo para mobilidade acadêmica. Ademais, para muitos alunos, a motivação para estudar a língua encontra-se na possibilidade de fazer uma viagem internacional, com fins de lazer. Os resultados desta pesquisa culminaram na compreensão dos impactos positivos e negativos da globalização na motivação da aprendizagem de língua inglesa pelos alunos. Além disso, os resultados indicaram três temas emergentes das análises que carecem de futuras investigações: a utilização do inglês como meio de instrução no ensino superior; a aprendizagem de um novo idioma e suas implicações na plasticidade cerebral e a responsabilização do professor pela motivação (ou pela falta dela) do aluno. Espera-se que este trabalho possa contribuir significativamente para o estudo de novas estratégias motivacionais para a sala de aula dado o contexto de crescimento contínuo dos impactos da globalização no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Educação e globalização
Motivação na educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32698
Issue Date: 4-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O impacto da globalização (Revisão Final)..pdf4.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.