Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32713
Type: Monografia (especialização)
Title: Alfabetizar ou não na Educação Infantil?: debates e controvérsias
Authors: Elaine Fernandes de Sousa Diniz
First Advisor: Maria Gorete Neto
First Referee: Ruana Priscila da Silva Brito
Abstract: A pesquisa aborda a controvérsia de se alfabetizar ou não durante a Educação Infantil. Para tanto, visa compreender as práticas pedagógicas dos(das) professores(as) que atuam nesse nível de ensino. Assim, foi preciso definir os conceitos de Alfabetização, Letramento e Práticas Pedagógicas, identificar as práticas realizadas em uma escola de Educação Infantil e delimitar, dentre elas, quais se caracterizam como alfabetizadoras de acordo com a literatura. O principal referencial teórico utilizado para conceituar Alfabetização e Letramento é Magda Soares (1985, 2003, 2016) e para tratar das práticas pedagógicas alfabetizadoras e da Psicogênese da Língua Escrita são utilizadas as investigações de Emília Ferreiro (2007, 2011), Ana Teberosky (2003, 2007) e Teresa Colomer (2003) bem como os estudos de Maria Andreu (2001). A motivação para realizar a presente pesquisa deve-se ao fato de a Alfabetização se constituir como uma polêmica na Educação Infantil, uma questão ainda não resolvida que apresenta muitas controvérsias. Essa investigação se deu a partir de uma abordagem qualitativa uma vez que ela possibilita aos próprios sujeitos participantes demonstrarem suas concepções acerca do objeto de estudo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação das aulas de turmas de 4 e 5 anos em uma Escola Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, a aplicação de questionários direcionados às professoras que lecionam nas respectivas turmas e a análise documental de atividades dos estudantes. Os resultados demonstram que existem várias práticas pedagógicas que se caracterizam como alfabetizadoras e que por meio delas os estudantes da Educação Infantil elaboram diversas hipóteses e conhecimentos acerca do sistema de escrita.
Subject: Alfabetização
Letramento
Educação de crianças
Práticas Pedagógicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32713
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf5.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons