Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32715
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Escadinha: Uma possibilidade de acompanhamento do Sistema de Escrita Alfabética em escolares do 1°ano do 1°Ciclo.
Autor(es): Carla Bigão Machado Gonçalves
Primeiro Orientador: Maria Gorete Neto
Segundo Orientador: Maria Gorete Neto
Primeiro membro da banca : Sandra de Pádua Castro
Resumo: RESUMO O presente trabalho buscou acompanhar e registrar a evolução do sistema de escrita alfabética de seis estudantes que se encontravam, no mês de abril de 2019, no nível de escrita pré-silábica, todos do 1°ano do 1°ciclo da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. O acompanhamento dos registros aconteceu até o mês de julho de 2019. Nesse sentido, foi proposto conceituar alfabetização e letramento e fases da escrita. Este projeto teve como objetivo desenvolver, de forma organizada, planejada e estruturada, estratégia de verificação de aprendizagem dos alunos nomeada ‘Escadinha’, que consiste em uma imagem de uma escada com quatro degraus, cada um representando uma fase da escrita. Recorre-se a contribuições de autores como: Ana Teberosky (2003); Emilia Ferreiro (1985; 2001); Frade (2005); Magda Soares (2006; 2017); Artur Gomes de Morais (2012; 2019); Paulo Freire (2013) e Zoia Prestes (2012). O tema de estudo escolhido conduz a uma pesquisa descritiva e qualitativa de modo que envolve a observação e participação do pesquisador. Metodologicamente, optou-se pela utilização de dois instrumentos de registro para verificação da aprendizagem. Um registro de escrita espontânea para os alunos e outro registro nomeado ‘Escadinha’. Conclui-se que, por meio deste projeto, foi possível observar a evolução dos seis estudantes, sendo que suas escritas espontâneas e o instrumento nomeado ‘Escadinha’ possibilitaram a visualização de seus avanços. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Sistema de escrita alfabética.
Assunto: Alfabetização
Letramento
Crianças - Escrita
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32715
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlaBigãoMachadoGonçalves_AL_LASEB2019 (1).pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.