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dc.contributor.advisor1Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor1LattesMaria Gorete Neto Brasil Doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2009) Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais , Brasilpt_BR
dc.contributor.advisor2Maria Gorete Netopt_BR
dc.contributor.advisor2LattesMaria Gorete Neto Brasil Doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2009) Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee1Sandra de Pádua Castropt_BR
dc.creatorCarla Bigão Machado Gonçalvespt_BR
dc.creator.LattesMaria Gorete Neto Brasil Doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2009) Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais , Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T20:00:44Z-
dc.date.available2020-03-05T20:00:44Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32715-
dc.description.resumoRESUMO O presente trabalho buscou acompanhar e registrar a evolução do sistema de escrita alfabética de seis estudantes que se encontravam, no mês de abril de 2019, no nível de escrita pré-silábica, todos do 1°ano do 1°ciclo da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. O acompanhamento dos registros aconteceu até o mês de julho de 2019. Nesse sentido, foi proposto conceituar alfabetização e letramento e fases da escrita. Este projeto teve como objetivo desenvolver, de forma organizada, planejada e estruturada, estratégia de verificação de aprendizagem dos alunos nomeada ‘Escadinha’, que consiste em uma imagem de uma escada com quatro degraus, cada um representando uma fase da escrita. Recorre-se a contribuições de autores como: Ana Teberosky (2003); Emilia Ferreiro (1985; 2001); Frade (2005); Magda Soares (2006; 2017); Artur Gomes de Morais (2012; 2019); Paulo Freire (2013) e Zoia Prestes (2012). O tema de estudo escolhido conduz a uma pesquisa descritiva e qualitativa de modo que envolve a observação e participação do pesquisador. Metodologicamente, optou-se pela utilização de dois instrumentos de registro para verificação da aprendizagem. Um registro de escrita espontânea para os alunos e outro registro nomeado ‘Escadinha’. Conclui-se que, por meio deste projeto, foi possível observar a evolução dos seis estudantes, sendo que suas escritas espontâneas e o instrumento nomeado ‘Escadinha’ possibilitaram a visualização de seus avanços. Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Sistema de escrita alfabética.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSistema de escrita alfabéticapt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherCrianças - Escritapt_BR
dc.titleEscadinha: Uma possibilidade de acompanhamento do Sistema de Escrita Alfabética em escolares do 1°ano do 1°Ciclo.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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