Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32719
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Aprendendo a ensinar ciências por investigação: os primeiros passos de uma professora de Biologia ao usar elementos investigativos em sala de aula
Autor(es): Luciane Angelina dos Santos Ferreira
Primeiro Orientador: Luiz Gustavo Franco
Primeiro membro da banca : Ludmila Oladim de Souza
Resumo: A implementação do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nos contextos escolares tem gerado uma série de desafios, especialmente para aqueles professores que tiveram limitadas oportunidades de vivenciá-lo. Nesse contexto, analisamos como uma professora de Biologia deu seus primeiros passos no uso do ENCI, a partir de discussões em um curso de formação continuada. Coletamos dados por meio de observação, registro em diário de campo e gravação de interações em áudio de uma sequência de aulas sobre sistema circulatório em turmas do Ensino Médio, seguido de uma análise com uma ferramenta diagnóstica de elementos do ENCI. Dentre os resultados, indicamos dois aspectos centrais: i) o esforço contínuo da professora em gerar oportunidades para que os estudantes expressassem suas ideias; ii) a maneira isolada como os elementos do ENCI apareceram entre as aulas. Destacamos o caráter desafiador desse processo e a constante reflexão sobre o que significa ensinar Biologia de forma investigativa antes, durante e depois das aulas.
Abstract: Implementing research science teaching (RST) in school contexts has created a number of challenges, especially for those teachers who have had limited opportunities to experience it. In this context, we analyzed how a biology teacher took her first steps in the use of RST, from discussions in a continuous education course. We collected data through observation, field journaling, and recording of audio interactions from a sequence of circulatory system classes in high school classes, followed by an analysis with an RST diagnostic tool. Among the results, we indicate two central aspects: i) the teacher's continuous effort to generate opportunities for students to express their ideas; ii) the isolated way in which RST elements appeared between classes. We highlight the challenging character of this process and the constant reflection on what it means to research biology before, during and after classes.
Assunto: Educação
Ensino de segundo grau
Professores - Formação
Prática de ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32719
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc para biblioteca versao final6 para pdfa(certo).pdf435.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.