Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Gustavo Francopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262815854077795pt_BR
dc.contributor.referee1Ludmila Oladim de Souzapt_BR
dc.creatorLuciane Angelina dos Santos Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T20:54:25Z-
dc.date.available2020-03-05T20:54:25Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32719-
dc.description.abstractImplementing research science teaching (RST) in school contexts has created a number of challenges, especially for those teachers who have had limited opportunities to experience it. In this context, we analyzed how a biology teacher took her first steps in the use of RST, from discussions in a continuous education course. We collected data through observation, field journaling, and recording of audio interactions from a sequence of circulatory system classes in high school classes, followed by an analysis with an RST diagnostic tool. Among the results, we indicate two central aspects: i) the teacher's continuous effort to generate opportunities for students to express their ideas; ii) the isolated way in which RST elements appeared between classes. We highlight the challenging character of this process and the constant reflection on what it means to research biology before, during and after classes.pt_BR
dc.description.resumoA implementação do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nos contextos escolares tem gerado uma série de desafios, especialmente para aqueles professores que tiveram limitadas oportunidades de vivenciá-lo. Nesse contexto, analisamos como uma professora de Biologia deu seus primeiros passos no uso do ENCI, a partir de discussões em um curso de formação continuada. Coletamos dados por meio de observação, registro em diário de campo e gravação de interações em áudio de uma sequência de aulas sobre sistema circulatório em turmas do Ensino Médio, seguido de uma análise com uma ferramenta diagnóstica de elementos do ENCI. Dentre os resultados, indicamos dois aspectos centrais: i) o esforço contínuo da professora em gerar oportunidades para que os estudantes expressassem suas ideias; ii) a maneira isolada como os elementos do ENCI apareceram entre as aulas. Destacamos o caráter desafiador desse processo e a constante reflexão sobre o que significa ensinar Biologia de forma investigativa antes, durante e depois das aulas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino de segundo graupt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titleAprendendo a ensinar ciências por investigação: os primeiros passos de uma professora de Biologia ao usar elementos investigativos em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc para biblioteca versao final6 para pdfa(certo).pdf435.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.