Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32721
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lúcia Maria Porto De Paulapt_BR
dc.contributor.advisor1LattesMestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil(1996) Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais , Brasilpt_BR
dc.contributor.referee1Carla Ribeiro de Paiva Gomespt_BR
dc.creatorCibele Cristina De Souza Meirelespt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T21:23:03Z-
dc.date.available2020-03-05T21:23:03Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32721-
dc.description.abstractThe article aimed to verify the literacy process in the field of ecology through the intervention in two classes of the sixth grade of elementary school. The qualitative and quantitative methodology was applied by comparing the diagnosis on the understanding of relationships in the environment and the evolution of this understanding after applying a teaching sequence. The teaching sequence consisted of the following steps: (I) Diagnosis (prior knowledge) - request to the students to, according to their knowledge, relate some species of animals and plants in the environment; (II) Discussion of the problem - analysis of the drawings and discussion of the presented contexts; (III) New knowledge - research in an area of the school yard; (IV) systematization. The object of the evaluation was the analysis of drawings and short texts prepared by the students. There was an evolution in the students' concepts, from 58.6% to 78% present in the deeper classification of the content, after the application of the teaching sequence.pt_BR
dc.description.resumoO artigo teve por objetivo a verificação do processo de alfabetização no campo da ecologia através da intervenção em duas turmas do sexto ano do ensino fundamental. Foi aplicada a metodologia qualitativa e quantitativa por meio da comparação entre o diagnóstico sobre o entendimento das relações no ambiente e a evolução desse entendimento após aplicação de uma sequência de ensino. A sequência de ensino constou das seguintes etapas: (I) Diagnóstica (conhecimento prévio) – solicitação aos alunos para, conforme seus conhecimentos, relacionar algumas espécies de animais e plantas no ambiente; (II) Discussão do problema – análise dos desenhos e discussão dos contextos apresentados; (III) Novos conhecimentos – investigação em uma área do jardim da escola; (IV) sistematização. O objeto da avaliação foi a análise de desenhos e pequenos textos elaborados pelos educandos. Verificou-se uma evolução nos conceitos dos estudantes, que de 58,6% passou para 78% presentes na classificação mais aprofundada do conteúdo, após a aplicação da sequência de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectecologiapt_BR
dc.subjectanálise de desenhopt_BR
dc.subjectensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectalfabetização científica em ecologiapt_BR
dc.subjectsequência didáticapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEcologia vegetalpt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) - Métodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherEnsino visualpt_BR
dc.titleO processo de alfabetização em ecologia no 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Finalizado Cibele.pdfO Processo de Alfabetização em Ecologia no 6º Ano do Ensino Fundamental.2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.