Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32722
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Marciana Almendro David | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1676292696574451 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marina Rodrigues Martins | pt_BR |
dc.creator | Maria Esther Macêdo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2041104487736566 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T21:29:17Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T21:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32722 | - |
dc.description.abstract | The intestinal parasitosis affects a high number of children and teenagers during their school period, causing great damage to their health as well as their learning capacity. Our aim was to evaluate the use of cartoon stories as a strategy for learning about intestinal parasitosis with students of the 8 grade of Junior High School in a municipal school in Belo Horizonte. A questionnaire was applied to evaluate the previous conceptions the students had about parasites. After analyses of this information, some theoretical classes about Ascaris lumbricoides, Taenia solium and Taenia saginata and Giardia lamblia were ministered. As an intervention, it was proposed that the students created cartoon stories. Through a post-intervention questionnaire it was verified that the use of cartoon stories not only contributed for the students’ learning but also helped them become active agents in the learning process and agents of change in the school, family and society regarding parasitic diseases. | pt_BR |
dc.description.resumo | As parasitoses intestinais afetam um número elevado de crianças e adolescentes em fase escolar, trazendo grandes prejuízos tanto para a saúde como também para a aprendizagem. O nosso objetivo foi avaliar a utilização das histórias em quadrinhos como estratégia para a aprendizagem das parasitoses intestinais em estudantes do oitavo ano de uma escola municipal de Belo Horizonte. Foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias que os estudantes tinham sobre os parasitos. Após análise dessas informações foram dadas aulas teóricas sobre Ascaris lumbricoides, Taenia solium e Taenia saginata e Giardia lamblia. Como intervenção foi proposto aos estudantes a criação de histórias em quadrinhos. Verificamos com questionário pós intervenção que a utilização das histórias em quadrinhos contribuiu não apenas para aprendizagem, mas também permitiu que os estudantes se tornassem agentes ativos do processo de aprendizagem e agentes de mudança na escola, família e sociedade com relação às doenças parasitárias. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Parasitoses intestinais | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos. | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Doenças parasitárias | pt_BR |
dc.subject.other | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Educação em Saúde: a utilização da história em quadrinhos como estratégia para a aprendizagem das parasitoses intestinais no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Educação em Saúde .pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License