Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marciana Almendro Davidpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1676292696574451pt_BR
dc.contributor.referee1Marina Rodrigues Martinspt_BR
dc.creatorMaria Esther Macêdopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2041104487736566pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T21:29:17Z-
dc.date.available2020-03-05T21:29:17Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32722-
dc.description.abstractThe intestinal parasitosis affects a high number of children and teenagers during their school period, causing great damage to their health as well as their learning capacity. Our aim was to evaluate the use of cartoon stories as a strategy for learning about intestinal parasitosis with students of the 8 grade of Junior High School in a municipal school in Belo Horizonte. A questionnaire was applied to evaluate the previous conceptions the students had about parasites. After analyses of this information, some theoretical classes about Ascaris lumbricoides, Taenia solium and Taenia saginata and Giardia lamblia were ministered. As an intervention, it was proposed that the students created cartoon stories. Through a post-intervention questionnaire it was verified that the use of cartoon stories not only contributed for the students’ learning but also helped them become active agents in the learning process and agents of change in the school, family and society regarding parasitic diseases.pt_BR
dc.description.resumoAs parasitoses intestinais afetam um número elevado de crianças e adolescentes em fase escolar, trazendo grandes prejuízos tanto para a saúde como também para a aprendizagem. O nosso objetivo foi avaliar a utilização das histórias em quadrinhos como estratégia para a aprendizagem das parasitoses intestinais em estudantes do oitavo ano de uma escola municipal de Belo Horizonte. Foi aplicado um questionário para avaliar as concepções prévias que os estudantes tinham sobre os parasitos. Após análise dessas informações foram dadas aulas teóricas sobre Ascaris lumbricoides, Taenia solium e Taenia saginata e Giardia lamblia. Como intervenção foi proposto aos estudantes a criação de histórias em quadrinhos. Verificamos com questionário pós intervenção que a utilização das histórias em quadrinhos contribuiu não apenas para aprendizagem, mas também permitiu que os estudantes se tornassem agentes ativos do processo de aprendizagem e agentes de mudança na escola, família e sociedade com relação às doenças parasitárias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectParasitoses intestinaispt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos.pt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDoenças parasitáriaspt_BR
dc.subject.otherHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleEducação em Saúde: a utilização da história em quadrinhos como estratégia para a aprendizagem das parasitoses intestinais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Educação em Saúde .pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons