Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Janaína Ferreira Hudson Borgespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6304397544544783pt_BR
dc.contributor.referee1Luíza Gabriela de Oliveirapt_BR
dc.creatorMariângela Soares Silva Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T21:41:47Z-
dc.date.available2020-03-05T21:41:47Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32724-
dc.description.abstractThis paper discusses the development of a teaching sequence on the subject of vaccines using a CTS approach by students in the 3rd year of high school. We analyzed whether the objectives proposed in the activities were achieved and whether the students' interest and critical and reflective participation were favored. The results show that the sequence of activities using different resources and strategies provided classes in which students could expose their ideas and positions regarding the subject and they were interested. We consider that the set of activities developed favored the students' autonomy, the dialogue between students and teacher and the possibility of a more critical look at the reality in which they are inserted.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discute o desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre o tema vacinas utilizando-se uma abordagem CTS por alunos do 3º ano do ensino médio. Analisamos se os objetivos propostos nas atividades foram alcançados e se favoreceram o interesse e a participação crítica e reflexiva dos alunos. Os resultados mostram que a sequência de atividades utilizando diferentes recursos e estratégias proporcionaram aulas em que os alunos puderam expor suas ideias e posicionamentos frente ao assunto e esses se mostraram interessados. Consideramos que o conjunto de atividades desenvolvidas favoreceu a autonomia dos alunos, o diálogo entre alunos e professora e a possibilidade de um olhar mais crítico acerca da realidade em que estão inseridos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência de ensinopt_BR
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherBiologia - Estudo e ensino (ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherBiologia - métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherVacinas - Estudo e ensino (ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subject.otherAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.titleRelato de experiência da aplicação de uma sequência de ensino sobre o tema vacinas com uma abordagem CTSpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - CECI.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.