Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Janaína Ferreira Hudson Borges | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6304397544544783 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luíza Gabriela de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Mariângela Soares Silva Pacheco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T21:41:47Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T21:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32724 | - |
dc.description.abstract | This paper discusses the development of a teaching sequence on the subject of vaccines using a CTS approach by students in the 3rd year of high school. We analyzed whether the objectives proposed in the activities were achieved and whether the students' interest and critical and reflective participation were favored. The results show that the sequence of activities using different resources and strategies provided classes in which students could expose their ideas and positions regarding the subject and they were interested. We consider that the set of activities developed favored the students' autonomy, the dialogue between students and teacher and the possibility of a more critical look at the reality in which they are inserted. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho discute o desenvolvimento de uma sequência de ensino sobre o tema vacinas utilizando-se uma abordagem CTS por alunos do 3º ano do ensino médio. Analisamos se os objetivos propostos nas atividades foram alcançados e se favoreceram o interesse e a participação crítica e reflexiva dos alunos. Os resultados mostram que a sequência de atividades utilizando diferentes recursos e estratégias proporcionaram aulas em que os alunos puderam expor suas ideias e posicionamentos frente ao assunto e esses se mostraram interessados. Consideramos que o conjunto de atividades desenvolvidas favoreceu a autonomia dos alunos, o diálogo entre alunos e professora e a possibilidade de um olhar mais crítico acerca da realidade em que estão inseridos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sequência de ensino | pt_BR |
dc.subject | Vacinas | pt_BR |
dc.subject | Abordagem CTS | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia - Estudo e ensino (ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia - métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Vacinas - Estudo e ensino (ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem por atividades | pt_BR |
dc.subject.other | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência da aplicação de uma sequência de ensino sobre o tema vacinas com uma abordagem CTS | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - CECI.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.