Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32727
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Daniela Campolina Vieira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1271250575548961 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cláudio Sérgio Estevam | pt_BR |
dc.creator | Fernanda Caldeira Brant | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7719275674946446 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T23:52:42Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T23:52:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32727 | - |
dc.description.abstract | Teaching biology through the Science Technology Society (STS) approach is not yet frequent in Brazil, being uncommon in textbooks. To evaluate the challenges of working with the STS approach with high school students, a sequence of learning activities based on the controversy involving embryonic stem cell research was elaborated and applied. Oral presentations, debate, essays writing, search and analysis of news articles were used. The time spent preparing the material and developing the activities was the biggest challenge encountered by the teacher. Students have difficulty giving oral presentations, discussing content, and writing essays, but performing more of these activities can help develop cognitive skills that are important for citizenship. The use of national news articles can be pointed as an interesting learning activities, as it agrees with the STS approach and assists the learning process. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Biologia na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ainda não é frequente no Brasil, sendo pouco comum nos livros didáticos. Para avaliar os desafios em se trabalhar na abordagem CTS com alunos de ensino médio foi elaborada e aplicada uma sequência didática tendo como pano de fundo a polêmica envolvendo as pesquisas com células-tronco embrionárias. Foram utilizados apresentação de trabalhos, debate, redação, localização e análise de reportagens. O tempo gasto para elaboração do material didático e desenvolvimento das atividades foi o maior desafio encontrado pela professora. Os alunos demonstram dificuldade em realizar apresentações orais, debater o conteúdo e redigir redações, mas a realização de mais atividades dessas pode ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para o exercício da cidadania. O uso de reportagens de veiculação nacional pode ser apontado como um material didático interessante, pois atende à abordagem CTS e auxilia na aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | CTS | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject.other | Biologia -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Células-tronco | pt_BR |
dc.title | Pesquisas com células-tronco embrionárias: estamos de acordo? Os desafios de uma sequência didática na abordagem CTS | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS ESTAMOS DE ACORDO OS DESAFIOS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM CTS.pdf | 429.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License