Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniela Campolina Vieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1271250575548961pt_BR
dc.contributor.referee1Cláudio Sérgio Estevampt_BR
dc.creatorFernanda Caldeira Brantpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719275674946446pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T23:52:42Z-
dc.date.available2020-03-05T23:52:42Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32727-
dc.description.abstractTeaching biology through the Science Technology Society (STS) approach is not yet frequent in Brazil, being uncommon in textbooks. To evaluate the challenges of working with the STS approach with high school students, a sequence of learning activities based on the controversy involving embryonic stem cell research was elaborated and applied. Oral presentations, debate, essays writing, search and analysis of news articles were used. The time spent preparing the material and developing the activities was the biggest challenge encountered by the teacher. Students have difficulty giving oral presentations, discussing content, and writing essays, but performing more of these activities can help develop cognitive skills that are important for citizenship. The use of national news articles can be pointed as an interesting learning activities, as it agrees with the STS approach and assists the learning process.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Biologia na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ainda não é frequente no Brasil, sendo pouco comum nos livros didáticos. Para avaliar os desafios em se trabalhar na abordagem CTS com alunos de ensino médio foi elaborada e aplicada uma sequência didática tendo como pano de fundo a polêmica envolvendo as pesquisas com células-tronco embrionárias. Foram utilizados apresentação de trabalhos, debate, redação, localização e análise de reportagens. O tempo gasto para elaboração do material didático e desenvolvimento das atividades foi o maior desafio encontrado pela professora. Os alunos demonstram dificuldade em realizar apresentações orais, debater o conteúdo e redigir redações, mas a realização de mais atividades dessas pode ajudar no desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para o exercício da cidadania. O uso de reportagens de veiculação nacional pode ser apontado como um material didático interessante, pois atende à abordagem CTS e auxilia na aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectCTSpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subject.otherBiologia -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCélulas-troncopt_BR
dc.titlePesquisas com células-tronco embrionárias: estamos de acordo? Os desafios de uma sequência didática na abordagem CTSpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons