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http://hdl.handle.net/1843/32749
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Viviane Maria Quintiliano Vianna | pt_BR |
dc.creator | Andrea de Oliveira Santos Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-06T16:29:06Z | - |
dc.date.available | 2020-03-06T16:29:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32749 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procura analisar a formação do leitor na Educação Infantil a partir da aplicação de um projeto literário de modo lúdico, em especial, a partir do estudo do livro Não é uma caixa. Buscou-se, com isso, identificar as potencialidades de projetos com livros literários na formação de leitores na Educação Infantil, verificando as contribuições dos textos escritos e imagéticos no desenvolvimento do processo da aquisição da linguagem que permeia o papel do professor como mediador no acesso à leitura do livro infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e empírica, por meio de uma pesquisa-ação em uma turma de Educação Infantil em Belo Horizonte – Minas Gerais, especificamente com crianças de 4 a 5 anos, caracterizando-se como pesquisa narrativa a partir de um livro de texto verbal e imagético. Para tanto, tem como referências teóricas autores que discorrem sobre literatura infantil e letramento literário, como Lajolo e Zilberman (2007), Cosson (2014) e Soares (2014). Como processo que se requer uma compreensão da trajetória singular da turma de 4 a 5 anos, foi desenvolvido um panorama histórico brasileiro da Literatura Infantil, abordando o estudo do livro Não é uma caixa, literatura e pesquisa-ação. Os procedimentos realizados envolveram a criação e efetivação das hipóteses construídas pelas crianças a partir da leitura e discussão do livro, revelando que o desenvolvimento de projetos de leitura de Literatura Infantil promove fruição literária, além de, por meio da ludicidade, favorece a formação de leitores, em especial na Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Interesses na leitura | pt_BR |
dc.title | Contribuições da literatura na formação do leitor na educação infantil: estudo do livro não é uma caixa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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