Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32749
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Contribuições da literatura na formação do leitor na educação infantil: estudo do livro não é uma caixa |
Authors: | Andrea de Oliveira Santos Lima |
First Advisor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
First Referee: | Viviane Maria Quintiliano Vianna |
Abstract: | Este trabalho procura analisar a formação do leitor na Educação Infantil a partir da aplicação de um projeto literário de modo lúdico, em especial, a partir do estudo do livro Não é uma caixa. Buscou-se, com isso, identificar as potencialidades de projetos com livros literários na formação de leitores na Educação Infantil, verificando as contribuições dos textos escritos e imagéticos no desenvolvimento do processo da aquisição da linguagem que permeia o papel do professor como mediador no acesso à leitura do livro infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e empírica, por meio de uma pesquisa-ação em uma turma de Educação Infantil em Belo Horizonte – Minas Gerais, especificamente com crianças de 4 a 5 anos, caracterizando-se como pesquisa narrativa a partir de um livro de texto verbal e imagético. Para tanto, tem como referências teóricas autores que discorrem sobre literatura infantil e letramento literário, como Lajolo e Zilberman (2007), Cosson (2014) e Soares (2014). Como processo que se requer uma compreensão da trajetória singular da turma de 4 a 5 anos, foi desenvolvido um panorama histórico brasileiro da Literatura Infantil, abordando o estudo do livro Não é uma caixa, literatura e pesquisa-ação. Os procedimentos realizados envolveram a criação e efetivação das hipóteses construídas pelas crianças a partir da leitura e discussão do livro, revelando que o desenvolvimento de projetos de leitura de Literatura Infantil promove fruição literária, além de, por meio da ludicidade, favorece a formação de leitores, em especial na Educação Infantil na faixa etária de 4 a 5 anos. |
Subject: | Educação Educação de crianças Literatura infantojuvenil Leitura Interesses na leitura |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32749 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPP ANDREA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA FINAL.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.