Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32751
Type: Monografia (especialização)
Title: Alguns Aspectos da vida de Vincent van Gogh: investigação e práticas epistêmicas.
Authors: Adriana de Oliveira Gomes
First Advisor: Fernando César Silva
First Referee: Leandro Antônio de Oliveira
Abstract: Um dos desafios dos professores está relacionado ao engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Trazer alguns aspectos da vida de pessoas conhecidas pode dar sentido aos conceitos que queremos discutir na sala de aula. Neste sentido, propusemos uma sequência didática para discutir o conceito de solubilidade a partir da(s) possível (is) causa(s) da morte de Vincent Van Gogh. Para análise dessa sequência identificamos algumas práticas epistêmicas que foram oportunizadas. As atividades realizadas pelos estudantes foram analisadas por meio da análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram indícios de engajamento dos estudantes, por meio de algumas práticas epistêmicas identificadas, como por exemplo, elaborar hipóteses, opinar, explicar, construir dados, dentre outras. Não buscamos aqui apresentar listas de práticas epistêmicas ou discorrer se essa ou aquela não foi oportunizada, mas mostrar que um ambiente de interação com alguns aspectos polêmicos da vida de um artista pode favorecer o surgimento dessas práticas epistêmicas.
Subject: Gogh, Vincent van, 1853-1890
Educação
Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
Química - Métodos experimentais
Química - Estudo e ensino - Meios auxiliares
Química - Métodos de ensino
Solubilidade - Estudo e ensino (Ensino médio).
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32751
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.