Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32755
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os desafios enfrentados por um professor de química na implementação de uma sequência de ensino sobre soluções e consumo de açúcar com enfoque CTS
Autor(es): Leandro Maia Freire
primer Tutor: Tiago Miranda Piuzana
primer miembro del tribunal : David Abrão Pereira da Silva
Resumen: O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre as dificuldades enfrentadas na implementação de uma sequência didática com enfoque CTS em duas turmas de uma escola da rede pública da região metropolitana de Belo Horizonte. Os dados para análise foram coletados por meio de caderno de campo e dois questionários aplicados ao final da sequência. A avaliação dos dados foi realizada por meio da análise textual discursiva, dando origem a quatro categorias de análise que, de modo geral, apontaram para dificuldades dos educandos em assumir o protagonismo em sala de aula. A postura passiva adotada pelos estudantes, própria do ensino tradicional, influenciou no desenvolvimento da metodologia CTS, que requer uma postura mais ativa em sala de aula. Acreditamos que a aplicação de mais aulas com enfoque CTS, bem como estímulos para a formação continuada de professores possam contribuir para minimizar as dificuldades e favorecer uma implementação mais efetiva da metodologia CTS nas escolas.
Abstract: This work had as an objective thinking over about the difficulties faced in the implementation of didactic sequence with STS focus in two groups of students from a public school in the metropolitan region of Belo Horizonte. The collection of data for analysis were done through field book and two surveys applied by the end of the sequence. The data evaluation was done through discursive textual analysis, giving rising to four categories of analysis that, in general mode, appointed to difficulties of students to assume the protagonism in the class room. The passive posture adopted by students, from the traditional teaching, influenced the development of STS methodology, that requires a more active posture in the class room. We believe that the application of more classes with STS focus, as well as incentives for the continuous formation of teachers can contribute to minimize the difficulties and favour a more effective implementation of STS methodology in the schools.
Asunto: Educação
Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
olução (Quimica) - Estudo e ensino (Ensino médio)
Açúcar - Estudo e ensino (Ensino médio)
Professores de química
Aprendizagem por atividades
Capacidade de aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32755
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.