Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32761
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Alimentos transgênicos: abordagem CTS e a tomada de decisão em três tempos |
Authors: | Natália Luiza de Sá |
First Advisor: | Santer Alvares de Matos |
First Referee: | Rafael Alves Ferreira Almeida |
Second Referee: | Santer Alvares de Matos |
Abstract: | O presente trabalho tem como tema principal a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na temática “alimentos transgênicos”. Reconhecendo a complexidade do tema, nosso estudo buscou identificar e analisar as características da abordagem CTS expressas durante a aplicação da uma sequência didática organizada em três momentos pedagógicos: problematização, organização e aplicação do conhecimento. A sequência didática foi elaborada utilizando atividades confeccionadas pelos autores desta pesquisa e algumas disponíveis no Portal do Professor do Ministério da Educação. Dentro deste contexto, foi realizada a análise de questionários, gravações de áudios e diário de campo durante a realização da sequência didática. Nos resultados, foram observados elementos que caracterizam tanto da abordagem CTS, quanto características dos três momentos pedagógicos. O desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão foi explorado principalmente durante o terceiro momento pedagógico, com uma atividade de júri simulado. No júri simulado, os conhecimentos desenvolvidos e organizados no primeiro e segundo momentos pedagógicos serviram de base para argumentações sobre o posicionamento dos estudantes em relação aos alimentos transgênicos no processo de tomada de decisão. |
Abstract: | The main theme of the present work is the Science, Technology and Society (CTS) approach, on the theme "transgenic foods". Recognizing the complexity of the theme, our study sought to identify and analyze the characteristics of the CTS approach expressed during the application of a didactic sequence organized in three pedagogical moments: problematization, organization and application of knowledge. The didactic sequence was developed using activities prepared by the authors of this research and some available on the Ministry of Education's Teacher Portal. Within this context, questionnaires, audio recordings and a field diary were analyzed during the didactic sequence. In the results, elements that characterize both the CTS approach and the characteristics of the three pedagogical moments were observed. The development of decision-making capacity was explored mainly during the third pedagogical moment, with a simulated jury activity. In the simulated jury, the knowledge developed and organized in the first and second pedagogical moments served as a basis for arguments about the positioning of students in relation to transgenic foods in the decision-making process. |
Subject: | Educação Biologia - Estudo e ensino Biologia - Métodos de ensino Aprendizagem por atividades geneticamente modificados - Estudo e ensino Alimentos - Biotecnologia - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Ensino de Ciências |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32761 |
Issue Date: | 30-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA formatação repositório-Natália - final pdfa.pdf | 972.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.