Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32781
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Paula Souto Silva Telespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425183005701407pt_BR
dc.creatorMaria Isabel Alvespt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T16:24:02Z-
dc.date.available2020-03-09T16:24:02Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32781-
dc.description.abstractThe present work aims to characterize situations of dialogue between scientific and traditional knowledge about medicinal plants in a Youth and Adult Education (EJA) class and the teacher's role in favoring this dialogue. Addressing this topic favors meaningful learning for EJA students, as there is a wealth of popular knowledge about this subject. Thus, the present research can be characterized as a case study, which uses ethnographic elements to conduct the investigation. The main source of data were videos and field notes. As a result, we observed that the students of EJA made the interaction between the different knowledge in order to complement each other. The teacher valued students' knowledge and mediated the dialogue between knowledge, from planning to student interactions. The present work has implications, therefore, for discussions about multiculturalism, teaching and learning in EJA and for teacher education.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa caracterizar situações de diálogo entre conhecimentos científicos e tradicionais sobre plantas medicinais em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o papel da professora para favorecer esse diálogo. Abordar esse tema favorece uma aprendizagem que tenha significado para os alunos da EJA, pois existe um rico conhecimento popular sobre esse tema. Assim, a presente pesquisa pode ser caracterizada como estudo de caso, que utiliza elementos etnográficos para conduzir a investigação. A principal fonte de dados foram vídeos e notas de campo. Como resultados, observamos que os alunos da EJA fizeram a interação entre os diferentes saberes de modo a um complementar o outro. A professora valorizou os conhecimentos dos alunos e mediou o diálogo entre os saberes, desde o planejamento às interações com os estudantes. O presente trabalho tem implicações, portanto, para discussões sobre multiculturalismo, ensino-aprendizagem na EJA e para a formação de professores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectDiálogo entre conhecimentos científicos e popularespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subject. Ensino-aprendizagem de Ciências pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPlantas medicinais - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherEmpirismopt_BR
dc.titlePlantas medicinais: possibilidades de diálogo entre conhecimentos tradicionais e científicos em uma sala de aula da EJApt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons