Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32786
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A relação entre escola e família na mediação de leitura com crianças de 2 a 3 anos na educação infantil
Autor(es): Ana Maria da Silva
Primeiro Orientador: Carlos Augusto Novais
Primeiro membro da banca : Viviane Cássia Maia Trindade
Resumo: A leitura literária precisa iniciar desde a infância. A escola e a família são responsáveis por efetivar a formação de leitores. Este trabalho surgiu com a intenção de promover com a turma de 2 a 3 anos da educação infantil, da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, a mediação de leitura. No trabalho com a leitura foi preciso estabelecer estratégia que envolvesse cada família numa parceria com a leitura literária, e enfatizando a relação entre escola e família, com o propósito de desenvolver as habilidades leitoras das crianças. O embasamento teórico sobre a leitura foram utilizados os seguintes autores: Barbosa, Delgado e Richter (2015); Bedran (2012); Berenblum (2006); Borges e Bortolin (2006); Coelho (2003); Colello e Lucas (2017); Cosson (2018); Eiterer e Medeiros (2010); Faria (2004); Franz (2003); Moreira e Messias (2018); Pereira (2006); Polônia e Dessen (2005); Santos (2014); Silva (2006); Silva (2018); Soares (2004); Zilberman (2005). Além disso, foram utilizados documentos oficiais como: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, os Referenciais Curriculares e a Base Nacional Comum Curricular. Metodologicamente a aplicação do Plano de Ação buscou refletir sobre a prática pedagógica através da pesquisa ação, por meio do projeto “Sacola de Leitura”, que consiste no envio de livros literários para as famílias aos finais de semana. Foram utilizados os livros literários da Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos para a leitura com a criança pelas suas famílias e posteriormente relatarem no caderno de leitura. Esse relato feito pelas famílias consiste em descrever como foi a experiência de leitura com a criança. Os resultados encontrados foram fundamentais para demonstrar a importância da relação entre família e escola na cooperação para mediar e formar leitores literários na Educação Infantil.
Assunto: Educação de crianças
Leitura
Família e escola
Mediação de leitura
Formação de leitores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32786
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final com ficha catalográfica e ata.pdf1.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons