Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32792
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: explorando as dimensões da oralidade e escrita
Título(s) alternativo(s): Music in early childhood education and early years of elementary school: exploring the dimensions of orality and writing
Autor(es): Célia Marina Fernandes Pinto Oliveira
primer Tutor: Gilcinei Teodoro Carvalho
primer miembro del tribunal : Gilcinei Teodoro Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Viviane Maria Quintiliano Viana
Resumen: Os sons estão presentes na vida muito antes do nascimento. Ainda no útero, a criança ouve o som do coração da mãe batendo e esta batida tem o poder de acalmá-la ou mesmo agitá-la. Sob o ritmo do coração, a criança tem acesso aos primeiros sons do mundo. Considerada como linguagem, a música pode ser aprendida e, portanto, a infância é uma fase em que o aprendizado dessa linguagem torna-se mais importante, pois possibilita o desenvolvimento de outras tantas linguagens. O objetivo deste trabalho foi o de identificar como as músicas do DVD “A Galinha Pintadinha” e outras músicas do repertório infantil, feitas para as crianças ou não, contribuem para a ampliação do vocabulário infantil, bem como colaboram para a aquisição da escrita, no processo de alfabetização e letramento de crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, como metodologia, optou-se pela aplicação de um Plano de Ação, por meio do qual foi possível verificar como a música produziu efeitos capazes de sensibilizar as crianças pelo fato de estarem presentes em seu universo desde a mais tenra idade. Sob a luz da Constituição/88, da LDBEN 9394/96, dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil RCNE (1998), das Proposições Curriculares para a Educação infantil de Belo Horizonte (2015), da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2019), e de teóricos como Penna (2014), Brito (2003), Lopardo (2018), Correa (2016), Soares (2003), Lima (2002), Vygotsky (1998) e Frade (2005) efetivou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, já que há uma reflexão sobre a própria prática da presente pesquisadora, professora da Rede Municipal de Belo Horizonte. Entre os resultados está a percepção de que educar pela sensibilidade abre novas perspectivas e despertam um olhar diferenciado para as possibilidades oferecidas pela linguagem artística e musical.
Asunto: Educação musical
Música - Instrução e estudo
Oralidade e escrita
Educação de crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32792
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental- explorando as dimensões da oralidade e escrita.pdfTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica - área de concentração Processos de Alfabetização e Letramento2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons