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http://hdl.handle.net/1843/32792
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: explorando as dimensões da oralidade e escrita |
Título(s) alternativo(s): | Music in early childhood education and early years of elementary school: exploring the dimensions of orality and writing |
Autor(es): | Célia Marina Fernandes Pinto Oliveira |
primer Tutor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
primer miembro del tribunal : | Gilcinei Teodoro Carvalho |
Segundo miembro del tribunal: | Viviane Maria Quintiliano Viana |
Resumen: | Os sons estão presentes na vida muito antes do nascimento. Ainda no útero, a criança ouve o som do coração da mãe batendo e esta batida tem o poder de acalmá-la ou mesmo agitá-la. Sob o ritmo do coração, a criança tem acesso aos primeiros sons do mundo. Considerada como linguagem, a música pode ser aprendida e, portanto, a infância é uma fase em que o aprendizado dessa linguagem torna-se mais importante, pois possibilita o desenvolvimento de outras tantas linguagens. O objetivo deste trabalho foi o de identificar como as músicas do DVD “A Galinha Pintadinha” e outras músicas do repertório infantil, feitas para as crianças ou não, contribuem para a ampliação do vocabulário infantil, bem como colaboram para a aquisição da escrita, no processo de alfabetização e letramento de crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, como metodologia, optou-se pela aplicação de um Plano de Ação, por meio do qual foi possível verificar como a música produziu efeitos capazes de sensibilizar as crianças pelo fato de estarem presentes em seu universo desde a mais tenra idade. Sob a luz da Constituição/88, da LDBEN 9394/96, dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil RCNE (1998), das Proposições Curriculares para a Educação infantil de Belo Horizonte (2015), da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2019), e de teóricos como Penna (2014), Brito (2003), Lopardo (2018), Correa (2016), Soares (2003), Lima (2002), Vygotsky (1998) e Frade (2005) efetivou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, já que há uma reflexão sobre a própria prática da presente pesquisadora, professora da Rede Municipal de Belo Horizonte. Entre os resultados está a percepção de que educar pela sensibilidade abre novas perspectivas e despertam um olhar diferenciado para as possibilidades oferecidas pela linguagem artística e musical. |
Asunto: | Educação musical Música - Instrução e estudo Oralidade e escrita Educação de crianças |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32792 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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A música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental- explorando as dimensões da oralidade e escrita.pdf | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica - área de concentração Processos de Alfabetização e Letramento | 2.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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