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dc.contributor.advisor1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671054290421564pt_BR
dc.contributor.referee1Gilcinei Teodoro Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Viviane Maria Quintiliano Vianapt_BR
dc.creatorCélia Marina Fernandes Pinto Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4845007842327626pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-09T20:53:53Z-
dc.date.available2020-03-09T20:53:53Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32792-
dc.description.resumoOs sons estão presentes na vida muito antes do nascimento. Ainda no útero, a criança ouve o som do coração da mãe batendo e esta batida tem o poder de acalmá-la ou mesmo agitá-la. Sob o ritmo do coração, a criança tem acesso aos primeiros sons do mundo. Considerada como linguagem, a música pode ser aprendida e, portanto, a infância é uma fase em que o aprendizado dessa linguagem torna-se mais importante, pois possibilita o desenvolvimento de outras tantas linguagens. O objetivo deste trabalho foi o de identificar como as músicas do DVD “A Galinha Pintadinha” e outras músicas do repertório infantil, feitas para as crianças ou não, contribuem para a ampliação do vocabulário infantil, bem como colaboram para a aquisição da escrita, no processo de alfabetização e letramento de crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, como metodologia, optou-se pela aplicação de um Plano de Ação, por meio do qual foi possível verificar como a música produziu efeitos capazes de sensibilizar as crianças pelo fato de estarem presentes em seu universo desde a mais tenra idade. Sob a luz da Constituição/88, da LDBEN 9394/96, dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil RCNE (1998), das Proposições Curriculares para a Educação infantil de Belo Horizonte (2015), da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC 2019), e de teóricos como Penna (2014), Brito (2003), Lopardo (2018), Correa (2016), Soares (2003), Lima (2002), Vygotsky (1998) e Frade (2005) efetivou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como pesquisa-ação, já que há uma reflexão sobre a própria prática da presente pesquisadora, professora da Rede Municipal de Belo Horizonte. Entre os resultados está a percepção de que educar pela sensibilidade abre novas perspectivas e despertam um olhar diferenciado para as possibilidades oferecidas pela linguagem artística e musical.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSensibilidadept_BR
dc.subjectOralidade e Escritapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação musicalpt_BR
dc.subject.otherMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subject.otherOralidade e escritapt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleA música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: explorando as dimensões da oralidade e escritapt_BR
dc.title.alternativeMusic in early childhood education and early years of elementary school: exploring the dimensions of orality and writingpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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A música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental- explorando as dimensões da oralidade e escrita.pdfTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica - área de concentração Processos de Alfabetização e Letramento2.26 MBAdobe PDFView/Open


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