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http://hdl.handle.net/1843/32809
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Projeto biblioteca escolar-comunitária Hélia Matos Sartori |
Autor(es): | Kátia Angélica de Queiroz Rocha |
primer Tutor: | Carmem Lúcia Eiterer |
Resumen: | A biblioteca pública é definida, com muita prioridade, como uma entidade social aberta a toda comunidade sem distinção de espécie alguma, garantindo-lhe, em livre acesso, recursos informacionais, produtos, serviços e espaço para leitura, reflexão e produção, minimizando as desigualdades sociais e oportunizando a transformação dos indivíduos e da coletividade em geral. (1) Atualmente há necessidade de grandes investimentos nas bibliotecas para torná-las um centro de excelência em informação, porém, preservando sempre o seu caráter cultural e histórico. As administrações públicas são responsáveis pela implantação das políticas públicas de um fomento ao livro, à leitura e à informação acompanhando as diretrizes traçadas pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura.(2). É preciso preservar os valores históricos culturais, patrimoniais locais e nacionais e a biblioteca é o espaço legítimo para essas ações conforme coloca o Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas e o Manifesto da UNESCO para Bibliotecas Escolares (3) buscando valorizar a função social, cultural, artística e informacional de tais bibliotecas. Para implantar efetivamente uma política de fomento ao livro, leitura e bibliotecas, em São Carlos/SP, implantou o Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBI/São Carlos, garantindo ao cidadão as condições mínimas de acesso à informação e à cultura. (4) É nesse contexto que foi desenhada e implantada uma rede de bibliotecas escolares denominada Escola do Futuro que, pelo seu arrojo e modernidade, permitiu uma nova concepção de biblioteca escolar – é a biblioteca escolar repensada, inovada e renovada que, não por acaso, estrategicamente localizada em bairros da periferia da cidade, atendendo, portando, uma população bastante carente e sem acesso à informação e à leitura. Portanto, este projeto tem o objetivo de encontrar uma forma bastante criativa de investir na educação formal e continuada por meio da construção e implantação de uma Biblioteca Escolar-Comunitária na Escola Municipal Hélia Matos Sartori e refletir sobre a concepção de uma nova biblioteca escolar inserida em uma escola cidadã de uma cidade educadora |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32809 |
Fecha del documento: | 19-nov-2011 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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