Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32809
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dc.contributor.advisor1Carmem Lúcia Eitererpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9905263965506713pt_BR
dc.creatorKátia Angélica de Queiroz Rochapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T16:43:47Z-
dc.date.available2020-03-10T16:43:47Z-
dc.date.issued2011-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32809-
dc.description.resumoA biblioteca pública é definida, com muita prioridade, como uma entidade social aberta a toda comunidade sem distinção de espécie alguma, garantindo-lhe, em livre acesso, recursos informacionais, produtos, serviços e espaço para leitura, reflexão e produção, minimizando as desigualdades sociais e oportunizando a transformação dos indivíduos e da coletividade em geral. (1) Atualmente há necessidade de grandes investimentos nas bibliotecas para torná-las um centro de excelência em informação, porém, preservando sempre o seu caráter cultural e histórico. As administrações públicas são responsáveis pela implantação das políticas públicas de um fomento ao livro, à leitura e à informação acompanhando as diretrizes traçadas pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura.(2). É preciso preservar os valores históricos culturais, patrimoniais locais e nacionais e a biblioteca é o espaço legítimo para essas ações conforme coloca o Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas e o Manifesto da UNESCO para Bibliotecas Escolares (3) buscando valorizar a função social, cultural, artística e informacional de tais bibliotecas. Para implantar efetivamente uma política de fomento ao livro, leitura e bibliotecas, em São Carlos/SP, implantou o Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBI/São Carlos, garantindo ao cidadão as condições mínimas de acesso à informação e à cultura. (4) É nesse contexto que foi desenhada e implantada uma rede de bibliotecas escolares denominada Escola do Futuro que, pelo seu arrojo e modernidade, permitiu uma nova concepção de biblioteca escolar – é a biblioteca escolar repensada, inovada e renovada que, não por acaso, estrategicamente localizada em bairros da periferia da cidade, atendendo, portando, uma população bastante carente e sem acesso à informação e à leitura. Portanto, este projeto tem o objetivo de encontrar uma forma bastante criativa de investir na educação formal e continuada por meio da construção e implantação de uma Biblioteca Escolar-Comunitária na Escola Municipal Hélia Matos Sartori e refletir sobre a concepção de uma nova biblioteca escolar inserida em uma escola cidadã de uma cidade educadorapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.titleProjeto biblioteca escolar-comunitária Hélia Matos Sartoript_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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