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http://hdl.handle.net/1843/32809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Carmem Lúcia Eiterer | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9905263965506713 | pt_BR |
dc.creator | Kátia Angélica de Queiroz Rocha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T16:43:47Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T16:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32809 | - |
dc.description.resumo | A biblioteca pública é definida, com muita prioridade, como uma entidade social aberta a toda comunidade sem distinção de espécie alguma, garantindo-lhe, em livre acesso, recursos informacionais, produtos, serviços e espaço para leitura, reflexão e produção, minimizando as desigualdades sociais e oportunizando a transformação dos indivíduos e da coletividade em geral. (1) Atualmente há necessidade de grandes investimentos nas bibliotecas para torná-las um centro de excelência em informação, porém, preservando sempre o seu caráter cultural e histórico. As administrações públicas são responsáveis pela implantação das políticas públicas de um fomento ao livro, à leitura e à informação acompanhando as diretrizes traçadas pelo Plano Nacional do Livro e da Leitura.(2). É preciso preservar os valores históricos culturais, patrimoniais locais e nacionais e a biblioteca é o espaço legítimo para essas ações conforme coloca o Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas e o Manifesto da UNESCO para Bibliotecas Escolares (3) buscando valorizar a função social, cultural, artística e informacional de tais bibliotecas. Para implantar efetivamente uma política de fomento ao livro, leitura e bibliotecas, em São Carlos/SP, implantou o Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBI/São Carlos, garantindo ao cidadão as condições mínimas de acesso à informação e à cultura. (4) É nesse contexto que foi desenhada e implantada uma rede de bibliotecas escolares denominada Escola do Futuro que, pelo seu arrojo e modernidade, permitiu uma nova concepção de biblioteca escolar – é a biblioteca escolar repensada, inovada e renovada que, não por acaso, estrategicamente localizada em bairros da periferia da cidade, atendendo, portando, uma população bastante carente e sem acesso à informação e à leitura. Portanto, este projeto tem o objetivo de encontrar uma forma bastante criativa de investir na educação formal e continuada por meio da construção e implantação de uma Biblioteca Escolar-Comunitária na Escola Municipal Hélia Matos Sartori e refletir sobre a concepção de uma nova biblioteca escolar inserida em uma escola cidadã de uma cidade educadora | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.title | Projeto biblioteca escolar-comunitária Hélia Matos Sartori | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Docência da Educação Básica |
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