Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32812
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Márcia Maria Martins Parreiras | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9108152309181578 | pt_BR |
dc.creator | Renata Cristina dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T18:02:35Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T18:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32812 | - |
dc.description.resumo | O ensino por investigação é uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Na prática dessa estratégia o aluno torna-se o centro do processo de ensino, construindo o conhecimento a partir de suas ideias prévias, orientações do professor e de conceitos científicos. Então, A partir de estudos sobre o ensino de ciências por investigação, vinculado às demandas percebidas ao longo de minha prática com relação a materiais e atividades com este viés, propõe-se uma sequência didática sobre o ciclo da água, desenvolvida por meio de atividades investigativas. O ciclo da água é, muitas vezes, um assunto trabalhado por muitos professores de forma fragmentada e descontextualizada. Assim, para a elaboração da sequência didática foram selecionados aspectos considerados relevantes dentro do tema em questão, os quais serão trabalhados em sete aulas. O desenvolvimento desta sequência abre caminhos para novas estratégias de ensino e um olhar diferenciado para atividades comumente desenvolvidas nas escolas, contribuindo com a prática docente e proporcionando maiores reflexões e materialidade no que se refere a esse tipo e concepção sobre o ensino de ciências. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.subject | Ciclo da água | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma sequência de aulas sobre o ciclo da água na perspectiva do ensino de ciências por investigação | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Renata ok.pdf | 442.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License