Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32826
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Utilização de rodas de conversa como método de interação e levantamento de conhecimento acerca de sexualidade em uma escola estadual em Divinópolis, Minas Gerais
Autor(es): Mayron Henrique Gomes de Morais
Primeiro Orientador: Luciana Moro
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento dos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no município de Divinópolis, Minas Gerais. A metodologia foi dividida em três etapas, sendo o principal método de interação a utilização de rodas de conversa com o tema foco da pesquisa, sexualidade. A primeira roda teve como objetivo coletar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o referido tema, propiciando aos estudantes uma participação direta na discussão e interação dialógica. A discussão foi aberta com o vídeo “Sexualidade na Adolescência”. Uma “urna anônima” foi criada com o objetivo dos estudantes depositarem nela dúvidas e comentários não expressados verbalmente. Propusemos aos alunos que se dividissem em grupos e pesquisassem a respeito de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) de livre escolha. Na segunda roda, os alunos apresentaram para os demais alunos suas pesquisas e investigações sobre as doenças escolhidas. Na terceira e ultima roda, tudo aquilo que foi trabalhado foi discutido e as perguntas da urna respondidas. Percebemos que essa estratégia pode permitir que o assunto seja tratado de forma natural permitindo que os estudantes quebrem tabus e possam assumir uma vida sexual sadia e com responsabilidade.
Assunto: Doenças sexualmente transmissíveis
Adolescentes - Sexo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32826
Data do documento: 2-Jul-2016
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização de rodas de conversa como método de interação e l.pdf251.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons