Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luciana Moropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753380740484070pt_BR
dc.creatorMayron Henrique Gomes de Moraispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5292422649453254pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-10T21:04:11Z-
dc.date.available2020-03-10T21:04:11Z-
dc.date.issued2016-07-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32826-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento dos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no município de Divinópolis, Minas Gerais. A metodologia foi dividida em três etapas, sendo o principal método de interação a utilização de rodas de conversa com o tema foco da pesquisa, sexualidade. A primeira roda teve como objetivo coletar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o referido tema, propiciando aos estudantes uma participação direta na discussão e interação dialógica. A discussão foi aberta com o vídeo “Sexualidade na Adolescência”. Uma “urna anônima” foi criada com o objetivo dos estudantes depositarem nela dúvidas e comentários não expressados verbalmente. Propusemos aos alunos que se dividissem em grupos e pesquisassem a respeito de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) de livre escolha. Na segunda roda, os alunos apresentaram para os demais alunos suas pesquisas e investigações sobre as doenças escolhidas. Na terceira e ultima roda, tudo aquilo que foi trabalhado foi discutido e as perguntas da urna respondidas. Percebemos que essa estratégia pode permitir que o assunto seja tratado de forma natural permitindo que os estudantes quebrem tabus e possam assumir uma vida sexual sadia e com responsabilidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subjectAdolescentes - Sexopt_BR
dc.subject.otherDoenças sexualmente transmissíveispt_BR
dc.subject.otherAdolescentes - Sexopt_BR
dc.titleUtilização de rodas de conversa como método de interação e levantamento de conhecimento acerca de sexualidade em uma escola estadual em Divinópolis, Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utilização de rodas de conversa como método de interação e l.pdf251.22 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons