Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luciana Moro | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2753380740484070 | pt_BR |
dc.creator | Mayron Henrique Gomes de Morais | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5292422649453254 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T21:04:11Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T21:04:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32826 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento dos alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no município de Divinópolis, Minas Gerais. A metodologia foi dividida em três etapas, sendo o principal método de interação a utilização de rodas de conversa com o tema foco da pesquisa, sexualidade. A primeira roda teve como objetivo coletar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o referido tema, propiciando aos estudantes uma participação direta na discussão e interação dialógica. A discussão foi aberta com o vídeo “Sexualidade na Adolescência”. Uma “urna anônima” foi criada com o objetivo dos estudantes depositarem nela dúvidas e comentários não expressados verbalmente. Propusemos aos alunos que se dividissem em grupos e pesquisassem a respeito de alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) de livre escolha. Na segunda roda, os alunos apresentaram para os demais alunos suas pesquisas e investigações sobre as doenças escolhidas. Na terceira e ultima roda, tudo aquilo que foi trabalhado foi discutido e as perguntas da urna respondidas. Percebemos que essa estratégia pode permitir que o assunto seja tratado de forma natural permitindo que os estudantes quebrem tabus e possam assumir uma vida sexual sadia e com responsabilidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes - Sexo | pt_BR |
dc.subject.other | Doenças sexualmente transmissíveis | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescentes - Sexo | pt_BR |
dc.title | Utilização de rodas de conversa como método de interação e levantamento de conhecimento acerca de sexualidade em uma escola estadual em Divinópolis, Minas Gerais | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Utilização de rodas de conversa como método de interação e l.pdf | 251.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License