Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32861
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Construção da biblioteca e do espaço de informática na Escola Municipal Hélia Matos Sartori
Autor(es): Audrey Michelle Pires de Araújo
Primeiro Orientador: Danusa Munford
Resumo: Durante os 5 anos de trabalho na Escola Municipal Hélia Matos Sartori, no município de Ribeirão das Neves, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos -, lecionando Matemática, incomodava-me a falta de uma biblioteca e de um espaço de informática na instituição. Apesar de a escola possuir uma área física privilegiada, a biblioteca se resume em um banheiro desativado, onde os poucos livros ficam amontoados em meio a outros objetos guardados pelos profissionais da escola. Segundo Garcia (1998) “Numa época em que o avanço tecnológico coloca à disposição do aprendizado engenhos sofisticados, é inadmissível que a maioria das escolas sobrevivam sem bibliotecas, com propostas de leituras inócuas e/ou confundindo bibliotecas com ‘punhadinho de livros ali no canto’.” (GARCIA, 1998, p. 7). Não podemos pensar em uma escola que, buscando maior atenção da sociedade, não possua um espaço de integração literária, digital e cultural, com seus respectivos meios de informações, para auxiliar os docentes no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com o documento Biblioteca Escolar: Técnico em Multimeios Didáticos (2007, p. 25), “Biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.” Ainda pensando sobre as funções da biblioteca na escola, para o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a biblioteca escolar propicia informação e ideias fundamentais para o funcionamento bem-sucedido da atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A Biblioteca Escolar habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis. (UNESCO,1976, p.158-163). Quanto ao espaço de informática, as aulas de Matemática ficam mais enriquecedoras quando existem recursos computacionais disponíveis na escola e estes são utilizados no processo educacional. Como educadora da EJA, um local de acesso a estes recursos na escola, muitas vezes, torna-se o único e/ou o primeiro momento de contato do educando com o mundo informatizado.Pensando nos educandos dessa modalidade de ensino e diante dos benefícios proporcionados a eles, proponho a construção de uma biblioteca para a Escola Municipal Hélia Matos Sartori, juntamente com o espaço de informática, que receberá o nome deBiblioteca Professora Alcione Silva Garcia, em homenagem à coordenadora da EJA no município.
Assunto: Educação de adultos
Bibliotecas escolares
Ensino auxiliado por computador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32861
Data do documento: 19-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

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