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dc.contributor.advisor1Danusa Munfordpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9318710710545447pt_BR
dc.creatorAudrey Michelle Pires de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T23:43:03Z-
dc.date.available2020-03-11T23:43:03Z-
dc.date.issued2011-11-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32861-
dc.description.resumoDurante os 5 anos de trabalho na Escola Municipal Hélia Matos Sartori, no município de Ribeirão das Neves, na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos -, lecionando Matemática, incomodava-me a falta de uma biblioteca e de um espaço de informática na instituição. Apesar de a escola possuir uma área física privilegiada, a biblioteca se resume em um banheiro desativado, onde os poucos livros ficam amontoados em meio a outros objetos guardados pelos profissionais da escola. Segundo Garcia (1998) “Numa época em que o avanço tecnológico coloca à disposição do aprendizado engenhos sofisticados, é inadmissível que a maioria das escolas sobrevivam sem bibliotecas, com propostas de leituras inócuas e/ou confundindo bibliotecas com ‘punhadinho de livros ali no canto’.” (GARCIA, 1998, p. 7). Não podemos pensar em uma escola que, buscando maior atenção da sociedade, não possua um espaço de integração literária, digital e cultural, com seus respectivos meios de informações, para auxiliar os docentes no processo de ensino-aprendizagem. De acordo com o documento Biblioteca Escolar: Técnico em Multimeios Didáticos (2007, p. 25), “Biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais.” Ainda pensando sobre as funções da biblioteca na escola, para o Manifesto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a biblioteca escolar propicia informação e ideias fundamentais para o funcionamento bem-sucedido da atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A Biblioteca Escolar habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis. (UNESCO,1976, p.158-163). Quanto ao espaço de informática, as aulas de Matemática ficam mais enriquecedoras quando existem recursos computacionais disponíveis na escola e estes são utilizados no processo educacional. Como educadora da EJA, um local de acesso a estes recursos na escola, muitas vezes, torna-se o único e/ou o primeiro momento de contato do educando com o mundo informatizado.Pensando nos educandos dessa modalidade de ensino e diante dos benefícios proporcionados a eles, proponho a construção de uma biblioteca para a Escola Municipal Hélia Matos Sartori, juntamente com o espaço de informática, que receberá o nome deBiblioteca Professora Alcione Silva Garcia, em homenagem à coordenadora da EJA no município.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleConstrução da biblioteca e do espaço de informática na Escola Municipal Hélia Matos Sartoript_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Docência da Educação Básica

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