Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32864
Tipo: Tese
Título: Governança em Universidades Federais brasileiras – uma contribuição a partir do IG-SEST
Título(s) alternativo(s): Governance in brazilian federal universities: a contribution from the IG-SEST
Autor(es): Clêuber Pimentel Barbosa
Primeiro Orientador: Francisco Vidal Barbosa
Primeiro Coorientador: Helton Cristian de Paula
Primeiro membro da banca : Antonio Dias Pereira Filho
Segundo membro da banca: Bruno Perez Ferreira
Terceiro membro da banca: Izabel Cristina da Silva Reis
Resumo: O objetivo geral deste estudo é o de validar o IG-SEST como mecanismo de Governança em Universidades Federais brasileiras. Para isso, ele se baseou na metodologia de elaboração do referido índice adaptado para o caso das Universidades Federais brasileiras, a partir das exigências feitas pelo TCU e normas pertinentes às universidades mantidas pela União, de modo a medir o nível de governança seguindo a metodologia deste índice. Este estudo apresenta importância para o público interessado no tema de governança, notadamente os auditores e gestores de universidades públicas, os quais poderão analisar como os mecanismos de governança poderão ser utilizados para que a universidade possa alcançar melhor nível de governança e, assim, melhorar a gestão, além de promover maior transparência. Esta pesquisa pode ser caracterizada como de natureza exploratória, descritiva e documental. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa, na qual foram examinadas quinze universidades, escolhidas pelo Ranking Webometrics, sendo selecionadas três Universidades Federais de cada região geográfica do país. Foram analisados os documentos e websites destas universidades para se construir o índice proposto neste trabalho. Na pesquisa qualitativa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada ao auditor-chefe de uma universidade escolhida em cada região geográfica do Brasil. Os resultados demonstraram convergência ao apontar que as variáveis levantadas apresentam, em sua maioria, indícios de baixo nível de governança nas universidades avaliadas, o que pode indicar um esforço insuficiente em se promover melhores práticas de governança nessas instituições. De acordo com o índice proposto neste estudo, é possível verificar que apenas 3 universidades conseguiram alcançar o Nível 1 de governança, sendo que as demais conseguiram alcançar apenas o Nível 2, o que demonstra que as universidades examinadas não se empenham significativamente em promover a governança. E isto evidencia que, para melhorar o nível de governança, é necessário implantar as boas práticas de governança e promover uma política de capacitação dos seus servidores e docentes quanto ao tema.
Abstract: The general objective of this study is to validate IG-SEST as a governance mechanism in Brazilian Federal Universities. For this, it was based on the methodology of elaboration of the referred index adapted to the case of the Brazilian Federal Universities, based on the requirements made by the TCU and pertinent norms to the universities maintained by the Union, in order to measure the level of governance following the methodology of this index. This study is important for the public interested in the governance issue, notably the public university auditors and managers, who will be able to analyze how the governance mechanisms can be used so that the university can achieve a better level of governance and thus improve the management, as well as promoting greater transparency. This research can be characterized as exploratory, descriptive and documentary in nature. For this, we used the quantitative research, which examined fifteen universities, chosen by the Webometrics Ranking, and selected three Federal Universities from each geographical region of the country. The documents and websites of these universities were analyzed to build the index proposed in this work. In the qualitative research, a semi-structured interview was applied to the chief auditor of a university chosen in each geographic region of Brazil. The results showed convergence by pointing out that the variables raised present, mostly, evidence of low level of governance in the evaluated universities, which may indicate an insufficient effort to promote better governance practices in these institutions. According to the index proposed in this study, it is possible to verify that only 3 universities were able to reach Level 1 of governance, while the others were able to reach only Level 2, which shows that the universities examined do not make significant efforts to promote governance. . And this shows that, to improve the level of governance, it is necessary to implement good governance practices and promote a training policy for its employees and teachers on the subject.
Assunto: Governança corporativa
Universidades e faculdades
Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32864
Data do documento: 26-Nov-2019
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