Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32864
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dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5115477440886635pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Helton Cristian de Paulapt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Dias Pereira Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Bruno Perez Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee3Izabel Cristina da Silva Reispt_BR
dc.creatorClêuber Pimentel Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0016873979625113pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T16:40:46Z-
dc.date.available2020-03-12T16:40:46Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32864-
dc.description.abstractThe general objective of this study is to validate IG-SEST as a governance mechanism in Brazilian Federal Universities. For this, it was based on the methodology of elaboration of the referred index adapted to the case of the Brazilian Federal Universities, based on the requirements made by the TCU and pertinent norms to the universities maintained by the Union, in order to measure the level of governance following the methodology of this index. This study is important for the public interested in the governance issue, notably the public university auditors and managers, who will be able to analyze how the governance mechanisms can be used so that the university can achieve a better level of governance and thus improve the management, as well as promoting greater transparency. This research can be characterized as exploratory, descriptive and documentary in nature. For this, we used the quantitative research, which examined fifteen universities, chosen by the Webometrics Ranking, and selected three Federal Universities from each geographical region of the country. The documents and websites of these universities were analyzed to build the index proposed in this work. In the qualitative research, a semi-structured interview was applied to the chief auditor of a university chosen in each geographic region of Brazil. The results showed convergence by pointing out that the variables raised present, mostly, evidence of low level of governance in the evaluated universities, which may indicate an insufficient effort to promote better governance practices in these institutions. According to the index proposed in this study, it is possible to verify that only 3 universities were able to reach Level 1 of governance, while the others were able to reach only Level 2, which shows that the universities examined do not make significant efforts to promote governance. . And this shows that, to improve the level of governance, it is necessary to implement good governance practices and promote a training policy for its employees and teachers on the subject.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo é o de validar o IG-SEST como mecanismo de Governança em Universidades Federais brasileiras. Para isso, ele se baseou na metodologia de elaboração do referido índice adaptado para o caso das Universidades Federais brasileiras, a partir das exigências feitas pelo TCU e normas pertinentes às universidades mantidas pela União, de modo a medir o nível de governança seguindo a metodologia deste índice. Este estudo apresenta importância para o público interessado no tema de governança, notadamente os auditores e gestores de universidades públicas, os quais poderão analisar como os mecanismos de governança poderão ser utilizados para que a universidade possa alcançar melhor nível de governança e, assim, melhorar a gestão, além de promover maior transparência. Esta pesquisa pode ser caracterizada como de natureza exploratória, descritiva e documental. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa, na qual foram examinadas quinze universidades, escolhidas pelo Ranking Webometrics, sendo selecionadas três Universidades Federais de cada região geográfica do país. Foram analisados os documentos e websites destas universidades para se construir o índice proposto neste trabalho. Na pesquisa qualitativa, foi utilizada uma entrevista semiestruturada aplicada ao auditor-chefe de uma universidade escolhida em cada região geográfica do Brasil. Os resultados demonstraram convergência ao apontar que as variáveis levantadas apresentam, em sua maioria, indícios de baixo nível de governança nas universidades avaliadas, o que pode indicar um esforço insuficiente em se promover melhores práticas de governança nessas instituições. De acordo com o índice proposto neste estudo, é possível verificar que apenas 3 universidades conseguiram alcançar o Nível 1 de governança, sendo que as demais conseguiram alcançar apenas o Nível 2, o que demonstra que as universidades examinadas não se empenham significativamente em promover a governança. E isto evidencia que, para melhorar o nível de governança, é necessário implantar as boas práticas de governança e promover uma política de capacitação dos seus servidores e docentes quanto ao tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectUniversidades Federaispt_BR
dc.subjectÍndice IG-SESTpt_BR
dc.subjectRelatórios de Gestãopt_BR
dc.subject.otherGovernança corporativapt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdadespt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleGovernança em Universidades Federais brasileiras – uma contribuição a partir do IG-SESTpt_BR
dc.title.alternativeGovernance in brazilian federal universities: a contribution from the IG-SESTpt_BR
dc.typeTesept_BR
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