Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32874
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Autoavaliação no 1º ciclo: potencialidades e desafios
Título(s) alternativo(s): 1º cycle self-assessment: potentials and challenges
Autor(es): Camila Lopes Marques
Primeiro Orientador: Aliene Araujo Villaça
Primeiro membro da banca : Aliene Araujo Villaça
Segundo membro da banca: Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Resumo: A presente pesquisa discute a prática da autoavaliação, a partir do relato de uma experiência desenvolvida com alunos de uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. O trabalho teve por objetivos investigar as potencialidades e os desafios da prática da autoavaliação, durante o processo inicial da alfabetização. A partir da contribuição de diversos autores e da análise das experiências autoavaliativas implementadas com os estudantes, constatou-se o potencial da autoavaliação para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e ensino, para o protagonismo do educando em seu processo formativo, bem como para o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos discentes e o planejamento de estratégias pedagógicas eficazes. A autoavaliação apresenta-se como uma metodologia que possibilita ao educando analisar de forma crítica o seu desenvolvimento, bem como a sua conduta durante todo o processo de aprendizagem e ensino. Objetiva-se, com esta prática, uma análise diagnóstica, processual e contínua do desenvolvimento do educando. Desenvolver a autoavaliação pressupõe, ademais, modificar a concepção do papel do educando no processo de aprendizagem e ensino e, por conseguinte, exige do professor a constante readequação dos tempos e práticas pedagógicas, a partir da escuta da autoavaliação de seus alunos. Assim, a autoavaliação configura-se, também, como um desafio para os atores envolvidos na dinâmica das aprendizagens: alunos e professores. A pesquisa conclui que é imprescindível que o aprendiz coparticipe da sua avaliação, com vistas à potencialização de seu processo de aprendizagem.
Abstract: This research discusses the practice of self-assessment, based on the report of an experience developed with students from a 2nd grade elementary school class at Rede Municipal de Belo Horizonte. The objective of this work was to investigate the potentialities and challenges of self-assessment practice during the initial literacy process. Based on the contribution of several authors and the analysis of the self-assessment experiences implemented with the students, it was noticed the potential of self-assessment for the improvement of the learning and teaching process, for the learner's protagonism in its formative process, as well as for the diagnosis of students' learning difficulties and the planning of effective pedagogical strategies. Self-assessment is presented as a methodology that enables the student to critically analyze their development, as well as their conduct throughout the learning and teaching process. The aim of this practice is a diagnostic, procedural and continuous analysis of the student's development. Developing self-assessment also requires changing the conception of the student's role in the learning and teaching process and, therefore, demands from the teacher the constant readjustment of pedagogical times and practices, based on listening to the self-assessment of his students. Thus, self-assessment is also a challenge for the actors involved in the learning dynamics: students and teachers. The research concludes that it is essential that the learner co-participates in their assessment, with the objective to improve their learning process.
Assunto: Educação
Autoavaliação
Alfabetização
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32874
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autoavaliacao no 1 ciclo potencialidades e desafios.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons