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dc.contributor.advisor1Aliene Araujo Villaçapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5009941617015987pt_BR
dc.contributor.referee1Aliene Araujo Villaçapt_BR
dc.contributor.referee2Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossipt_BR
dc.creatorCamila Lopes Marquespt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T18:18:17Z-
dc.date.available2020-03-12T18:18:17Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32874-
dc.description.abstractThis research discusses the practice of self-assessment, based on the report of an experience developed with students from a 2nd grade elementary school class at Rede Municipal de Belo Horizonte. The objective of this work was to investigate the potentialities and challenges of self-assessment practice during the initial literacy process. Based on the contribution of several authors and the analysis of the self-assessment experiences implemented with the students, it was noticed the potential of self-assessment for the improvement of the learning and teaching process, for the learner's protagonism in its formative process, as well as for the diagnosis of students' learning difficulties and the planning of effective pedagogical strategies. Self-assessment is presented as a methodology that enables the student to critically analyze their development, as well as their conduct throughout the learning and teaching process. The aim of this practice is a diagnostic, procedural and continuous analysis of the student's development. Developing self-assessment also requires changing the conception of the student's role in the learning and teaching process and, therefore, demands from the teacher the constant readjustment of pedagogical times and practices, based on listening to the self-assessment of his students. Thus, self-assessment is also a challenge for the actors involved in the learning dynamics: students and teachers. The research concludes that it is essential that the learner co-participates in their assessment, with the objective to improve their learning process.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute a prática da autoavaliação, a partir do relato de uma experiência desenvolvida com alunos de uma turma do 2º ano do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. O trabalho teve por objetivos investigar as potencialidades e os desafios da prática da autoavaliação, durante o processo inicial da alfabetização. A partir da contribuição de diversos autores e da análise das experiências autoavaliativas implementadas com os estudantes, constatou-se o potencial da autoavaliação para o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e ensino, para o protagonismo do educando em seu processo formativo, bem como para o diagnóstico das dificuldades de aprendizagem dos discentes e o planejamento de estratégias pedagógicas eficazes. A autoavaliação apresenta-se como uma metodologia que possibilita ao educando analisar de forma crítica o seu desenvolvimento, bem como a sua conduta durante todo o processo de aprendizagem e ensino. Objetiva-se, com esta prática, uma análise diagnóstica, processual e contínua do desenvolvimento do educando. Desenvolver a autoavaliação pressupõe, ademais, modificar a concepção do papel do educando no processo de aprendizagem e ensino e, por conseguinte, exige do professor a constante readequação dos tempos e práticas pedagógicas, a partir da escuta da autoavaliação de seus alunos. Assim, a autoavaliação configura-se, também, como um desafio para os atores envolvidos na dinâmica das aprendizagens: alunos e professores. A pesquisa conclui que é imprescindível que o aprendiz coparticipe da sua avaliação, com vistas à potencialização de seu processo de aprendizagem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação e alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProcessos de aprendizagem e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAutoavaliaçãopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAutoavaliação no 1º ciclo: potencialidades e desafiospt_BR
dc.title.alternative1º cycle self-assessment: potentials and challengespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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