Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32882
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O trabalho de literatura na EJA em classes não-alfabetizadas: poesia
Autor(es): Mônica Vidigal Alves Neves
Primeiro Orientador: Chrisley Félix Soares
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é um campo complexo, pois não envolve somente questões pedagógicas, mais do que o Ensino Regular, é reflexo da desigualdade socioeconômica em que se encontra grande parte da população brasileira. Mudar esse quadro não significa oferecer vagas na rede pública de Ensino àqueles que nunca, ou apenas por pouco tempo, tiveram acesso aos bancos escolares. É necessário, e isto não é novidade para ninguém, mudanças na estrutura social, econômica, política e cultural do país. Levando em consideração, a instituição de algumas diretrizes que tragam um novo desafio para a prática de leitura na EJA, este artigo tem como objetivo trazer para o ambiente escolar uma nova metodologia que consiga explorar as potencialidades do texto literário a poesia, fazendo do trabalho de leitura algo mais interativo e menos tedioso para os alunos.
Abstract: The Education of Youths and Adults are a complex field, because it doesn't involve only pedagogic subjects, more than the Regular Teaching, is reflex of the socioeconomic inequality in that great part of the Brazilian population. To change that picture doesn't mean to offer vacancies in the public net of teaching to those that never, or just almost time, they had access to the school banks. It is necessary, and this is not innovation for anybody, changes in the structure social, economical, politics and cultural of the country. Taking into account, the institution of some guidelines that swallow a new challenge for the reading practice in EJA, this article has as objective to bring for the school atmosphere a new methodology that gets to explore the potentialities of the literary text, in the case, the poetry, doing of the reading work something more interactive and less tedious for the students
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Docência da Educação de Jovens e Adultos na Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32882
Data do documento: 19-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Docência da Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tabalho Monica.pdf478.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.