Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32896
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Utilização de vídeos como proposta para uma atividade investigativa sobre reações químicas e conservação da massa no ensino de química
Autor(es): Daniella Olandim Reis
Primeiro Orientador: Célio da Silveira Júnior
Resumo: O presente artigo trata de um trabalho com abordagem investigativa sobre a temática reações químicas e conservação da massa realizado por uma professora de Química da 1ª série do Ensino médio em uma escola privada, em que não há a possibilidade de levar os estudantes para o laboratório durante o turno regular das aulas. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que é possível realizar uma aula demonstrativa investigativa por meio da reprodução de vídeos, em que os alunos são motivados, a partir de um problema inicial, a argumentarem sobre suas concepções e são estimulados a refletir, discutir e criar explicações para os fenômenos observados nos vídeos. Ao final do trabalho, os estudantes avançaram nas concepções iniciais, facilitando o processo de aprendizagem das ideias consolidadas pela ciência sobre reações químicas e conservação da massa, se mostrando uma importante estratégia para o ensino do tema.
Assunto: Educação
2. Química - Estudo e ensino (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino (Ensino médio) - Meios auxiliares
Ensino audiovisual
Videoteipes na educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32896
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.