Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/32899
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ações de promoção e educação em saúde entre pessoas com deficiência cognitiva
Autor(es): Michele Nakahara Melo
Primeiro Orientador: Marco Antonio Gomes
Resumo: Atualmente, a inclusão social de pessoas portadoras de alguma deficiência deve ser atendida e discutida para que todos os serviços e profissionais de saúde sejam capacitados para atender e assistir essas pessoas. A Enfermagem, hoje constituída como ciência do cuidar, sendo composta por conhecimentos, competências, um arcabouço teórico e uma prática clínica definida. Por isso é capaz de se inserir em quaisquer níveis de assistência à saúde, onde enfermeiros possam entrar em contato com indivíduos a fim de promover, proteger e recuperar a saúde desses. Sendo assim, o presente projeto de intervenção teve como objetivo principal de fomentar ações de promoção e educação em saúde em uma instituição que assiste pessoas e seus familiares com deficiência cognitiva no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou de quatro oficinas/ações e que englobou diversas estratégias combinadas para atingir os objetivos e metas pactuadas com a instituição escolhida. Resultados: Os resultados foram divididos em eixos temáticos, a saber: Educação em saúde com a família – Oficina “Família IMEPP”; Ações Sociais; Processo de Enfermagem e Oficina de Salão de Beleza, todas com a premissa de respeito às diferenças e promoção da autonomia das pessoas com deficiência cognitiva, envolvendo processos de promoção, prevenção e educação em saúde. Considerações Finais: As intervenções apresentadas e implementadas, de modo geral, atingiram seus objetivos, anteriormente previstos e solicitados pela instituição, de forma satisfatória. Uma vez que ações de promoção, prevenção e educação em saúde são inerentes ao enfermeiro educador, tanto para os usuários quanto para seus responsáveis, foram realizadas de forma a atender as demandas e particularidades, de forma a suprir e acolher os usuários de forma individualizada.
Assunto: Enfermagem
Educação em Saúde
Promoção da Saúde
Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32899
Data do documento: 14-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

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