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dc.contributor.advisor1Marco Antonio Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6502061887917329pt_BR
dc.creatorMichele Nakahara Melopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8180120515996405pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T20:28:11Z-
dc.date.available2020-03-13T20:28:11Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32899-
dc.description.resumoAtualmente, a inclusão social de pessoas portadoras de alguma deficiência deve ser atendida e discutida para que todos os serviços e profissionais de saúde sejam capacitados para atender e assistir essas pessoas. A Enfermagem, hoje constituída como ciência do cuidar, sendo composta por conhecimentos, competências, um arcabouço teórico e uma prática clínica definida. Por isso é capaz de se inserir em quaisquer níveis de assistência à saúde, onde enfermeiros possam entrar em contato com indivíduos a fim de promover, proteger e recuperar a saúde desses. Sendo assim, o presente projeto de intervenção teve como objetivo principal de fomentar ações de promoção e educação em saúde em uma instituição que assiste pessoas e seus familiares com deficiência cognitiva no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou de quatro oficinas/ações e que englobou diversas estratégias combinadas para atingir os objetivos e metas pactuadas com a instituição escolhida. Resultados: Os resultados foram divididos em eixos temáticos, a saber: Educação em saúde com a família – Oficina “Família IMEPP”; Ações Sociais; Processo de Enfermagem e Oficina de Salão de Beleza, todas com a premissa de respeito às diferenças e promoção da autonomia das pessoas com deficiência cognitiva, envolvendo processos de promoção, prevenção e educação em saúde. Considerações Finais: As intervenções apresentadas e implementadas, de modo geral, atingiram seus objetivos, anteriormente previstos e solicitados pela instituição, de forma satisfatória. Uma vez que ações de promoção, prevenção e educação em saúde são inerentes ao enfermeiro educador, tanto para os usuários quanto para seus responsáveis, foram realizadas de forma a atender as demandas e particularidades, de forma a suprir e acolher os usuários de forma individualizada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectEducação de Pessoa com Deficiência Intelectualpt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherPromoção da Saúdept_BR
dc.subject.otherEducação de Pessoa com Deficiência Intelectualpt_BR
dc.titleAções de promoção e educação em saúde entre pessoas com deficiência cognitivapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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