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http://hdl.handle.net/1843/32899
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marco Antonio Gomes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6502061887917329 | pt_BR |
dc.creator | Michele Nakahara Melo | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8180120515996405 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-13T20:28:11Z | - |
dc.date.available | 2020-03-13T20:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32899 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, a inclusão social de pessoas portadoras de alguma deficiência deve ser atendida e discutida para que todos os serviços e profissionais de saúde sejam capacitados para atender e assistir essas pessoas. A Enfermagem, hoje constituída como ciência do cuidar, sendo composta por conhecimentos, competências, um arcabouço teórico e uma prática clínica definida. Por isso é capaz de se inserir em quaisquer níveis de assistência à saúde, onde enfermeiros possam entrar em contato com indivíduos a fim de promover, proteger e recuperar a saúde desses. Sendo assim, o presente projeto de intervenção teve como objetivo principal de fomentar ações de promoção e educação em saúde em uma instituição que assiste pessoas e seus familiares com deficiência cognitiva no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Metodologia: Trata-se de um projeto de intervenção que utilizou de quatro oficinas/ações e que englobou diversas estratégias combinadas para atingir os objetivos e metas pactuadas com a instituição escolhida. Resultados: Os resultados foram divididos em eixos temáticos, a saber: Educação em saúde com a família – Oficina “Família IMEPP”; Ações Sociais; Processo de Enfermagem e Oficina de Salão de Beleza, todas com a premissa de respeito às diferenças e promoção da autonomia das pessoas com deficiência cognitiva, envolvendo processos de promoção, prevenção e educação em saúde. Considerações Finais: As intervenções apresentadas e implementadas, de modo geral, atingiram seus objetivos, anteriormente previstos e solicitados pela instituição, de forma satisfatória. Uma vez que ações de promoção, prevenção e educação em saúde são inerentes ao enfermeiro educador, tanto para os usuários quanto para seus responsáveis, foram realizadas de forma a atender as demandas e particularidades, de forma a suprir e acolher os usuários de forma individualizada. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de Pessoa com Deficiência Intelectual | pt_BR |
dc.title | Ações de promoção e educação em saúde entre pessoas com deficiência cognitiva | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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File | Description | Size | Format | |
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MICHELE NAKAHARA MELO-1.pdf | 144.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
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