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Tipo: Monografia (especialização)
Título: Projeto de intervenção para aumentar a adesão ao tratamento de pacientes hipertensos, na estratégia saúde da família de um município de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Intervention project to increase adherence to the treatment of hypertensive patients, in the family health strategy of a municipality in Minas Gerais
Autor(es): Valéria Alvarenga Anício
primer Tutor: Salete Maria de Fátima Silqueira Müller
primer Co-tutor: Vinicius dos Reis Silva
primer miembro del tribunal : Eliana Aparecida Villa
Resumen: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma das doenças que mais causa morte no mundo. Na maioria das vezes, a doença é assintomática, o que dificulta o diagnóstico precoce. Muitos pacientes apresentam uma baixa adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso. Por este motivo a equipe de saúde deve exercer um papel importante na promoção do controle da HAS. Após analisar os maiores problemas da população hipertensa da ESF Laranja, do Bairro Cidade Nobre – Ipatinga, optou por elaborar um projeto de intervenção voltado para o problema da falta de ações educativas de forma sistematizada, voltada para os hipertensos. O fato dos usuários hipertensos terem baixa adesão ao tratamento para hipertensão arterial medicamentoso e não medicamentoso, implica na necessidade de um processo de trabalho educativo de forma contínua. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo, elaborar um projeto de intervenção, por meio de ações educativas, para melhorar a adesão dos pacientes hipertensos ao tratamento. Terá como público os hipertensos atendidos pela ESF Laranja. A metodologia empregada será a participativa, que tem como princípio básico a participação, o desenvolvimento da reflexão crítica e o estímulo à mudança de comportamento. Serão aplicados jogos educativos para verificar o grau de aprendizado dos participantes sobre a doença e estimular a mudança de hábitos e estilo de vida. Espera-se que após as ações realizadas, ocorra maior vínculo entre a equipe de saúde Laranja e os pacientes hipertensos atendidos pela equipe; que os objetivos propostos junto à população sejam alcançados e, ainda, que a equipe de saúde dê continuidade ao projeto de intervenção, podendo este servir de modelo para outras equipes de saúde do município.
Abstract: Systemic Arterial Hypertension (SAH) is one of the most deadly diseases in the world. Most of the time, the disease is asymptomatic, which makes early diagnosis difficult. Many patients have poor adherence to drug and non-drug treatment. For this reason, the health team should play an important role in promoting hypertension control. After analyzing the biggest problems of the hypertensive population of the ESF Laranja, from Bairro Cidade Nobre - Ipatinga, it was decided to elaborate an intervention project focused on the problem of lack of educational actions in a systematic way, focused on the hypertensive. The fact that hypertensive users have low adherence to treatment for medicated and non-medicated arterial hypertension implies the need for a continuous educational work process. Thus, the present study aims to develop an intervention project through educational actions to improve the adherence of hypertensive patients to treatment. It will be attended by hypertensive patients attended by the Orange FHS. The methodology used will be participatory, whose basic principle is participation, the development of critical reflection and the encouragement of behavior change. Educational games will be applied to check participants' learning about the disease and to stimulate the change of habits and lifestyle. It is expected that after the actions taken, there will be a greater bond between the Orange health team and the hypertensive patients treated by the team; that the objectives proposed with the population are reached and that the health team can continue the intervention project, which can serve as a model for other health teams in the municipality.
Asunto: Estratégia Saúde da Família
Educação em Saúde
Enfermagem
Hipertensão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32918
Fecha del documento: 14-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

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