Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32925
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Vanessa Regina Eleutério Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8162570450139070 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pedro Batela Neto | pt_BR |
dc.creator | Claudio Rocha Moreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T17:08:34Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T17:08:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32925 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi realizado junto a uma turma de EJA Externa da Escola Municipal Honorina Rabello (EMHR) e consistiu na utilização das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) em um processo de inclusão e letramento digital dos estudantes atendidos. Para tanto, foram realizadas duas visitas ao Laboratório de Informática da escola. Na primeira os educandos realizaram uma pesquisa com o foco no conceito, nos agentes e nos principais tipos de crimes cibernéticos praticados na Internet. As informações levantadas pelos estudantes na pesquisa foram utilizadas para a confecção de uma cartilha intitulada Crimes Cibernéticos e navegação segura. Na segunda, foram pesquisados sites de notícias e coletadas informações sobre casos reais envolvendo os crimes virtuais incluídos na cartilha elaborada. O trabalho se mostrou positivo no que se refere ao processo de inclusão e, principalmente, o letramento digital dos estudantes da EJA participantes. A maioria deles desconhecia os perigos advindos da ação de criminosos virtuais na Internet e relataram ter mudado seu comportamento depois de estudarem sobre os cibercrimes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Eja | pt_BR |
dc.subject | Tic | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Crimes cibernéticos | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de Jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia da comunicação | pt_BR |
dc.subject.other | Crime por computador | pt_BR |
dc.title | Inclusão e letramento digital na EJA através das TIC: pesquisando sobre os crimes cibernéticos | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Cursista Caludio R Final PDFA.pdf | 6.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.