Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Graziele Ramos Schweigpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3851208678141415pt_BR
dc.contributor.referee1Agnez de Lélis Saraivapt_BR
dc.creatorSônia Gonçalves Soares Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-16T17:30:33Z-
dc.date.available2020-03-16T17:30:33Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32929-
dc.description.resumoEste trabalho se objetiva discutir as relações de gênero e suas implicações para o processo de escolarização dos estudantes que frequentam a Educação de Jovens e adultos (EJA), em uma escola de ensino fundamental da Prefeitura de Belo Horizonte, na regional Noroeste da cidade. Desenvolveu-se um plano de ação com a classe de alfabetização da EJA em seis encontros, com os objetivos de discutir e desenvolver a construção de valores, proceder à conscientização e ao reconhecimento das relações e questões de gênero existentes em nossa sociedade. Durante a pesquisa, foi utilizada a metodologia qualitativa e de campo, durante a qual foram feitas entrevistas semiestruturadas, através das quais coletaram-se dados por via dos de depoimentos de três mulheres impedidas de estudar por imposições das questões de gênero. A pesquisa promoveu a articulação entre os autores que abordam o tema, o parecer 11/2000 do Conselho Nacional de Educação e as leis que garantem o direito das mulheres. Na sequência procedeu-se à análise das entrevistas. Concluiu-se que a EJA necessita de políticas públicas específicas para essa modalidade de ensino, e se configura como espaço de socialização, expressão da mulher e de possibilidades para a emancipação e autonomia dos sujeitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleRelações de gênero e suas implicações no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPP -11 relaçoes de gênero.pdf984.01 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons