Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32930
Type: Monografia (especialização)
Title: Escrevendo a memória através da leitura na EJA
Authors: Soraya Moreira Brito
First Advisor: Graziele R. Schweig
First Co-advisor: Ramuth Pereira Marinho
Abstract: O trabalho de conclusão do curso de especialização em Educação de Jovens e Adultos foi elaborado a partir do plano de ação desenvolvido em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo era contribuir no processo de leitura e que a escrita fosse espontânea e utilizada com mais frequência pelos estudantes. Foi realizada a leitura do livro: “Por parte de Pai”, de Bartolomeu Campos Queiroz, em dias sequenciados, onde os alunos participavam, comentando, dialogando, percebendo semelhanças e diferenças, entre o livro e a história de vida deles. O retorno foi positivo em relação à interação dos estudantes com o texto e o prazer em ler e escrever. A questão central deste plano de ação se constitui em despertar o interesse pela leitura e considerar a escrita como grande aliada do cotidiano, usando-a desde situações mais práticas do cotidiano, como fazer uma lista de compras ou anotar um recado a mais elaboradas, como escrever textos. Diante do trabalho feito, espera-se que o plano apresentado seja relevante para o contexto acadêmico ao abordar aspectos do processo de alfabetização, no que diz respeito ao aprimoramento do processo de leitura e escrita de jovens e adultos.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32930
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_LASEB.pdfEscrevendo a memória através da leitura na EJA3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.