Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32931
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Graziele Ramos Schweig | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3851208678141415 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maurílio José Amaral Assis | pt_BR |
dc.creator | Sueli Gonçalves dos Santos Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-16T17:52:39Z | - |
dc.date.available | 2020-03-16T17:52:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32931 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de pesquisa tem por finalidade contribuir para a prática pedagógica do professor alfabetizador do adulto, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fundamentando-se em uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia freiriana e dos autores que dialogam com Paulo Freire, é possível refletir sobre a importância de garantir ao estudante da EJA o acesso, permanência e conclusão nesta modalidade de ensino. A partir de rodas de conversa, foi possível colher informações e analisar os fatores interditórios que acabam levando o estudante a abandonar a escola, bem como discutir com os docentes e com a gestão pedagógica as estratégias e as possibilidades para implementação de cada uma delas, visando o combate e/ou prevenção deste abandono. O resultado desta intervenção foi muito satisfatório, haja vista que foi possível propor ações concretas para implementação de cada estratégia proposta pelos docentes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - metodologia | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo | pt_BR |
dc.subject | Educação - finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject | Educação popular | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.title | EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA EJA ALFABETIZAÇÃO.pdf | Monografia. EJA: A alfabetização do adulto e suas interdições | 694.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.