Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Zilda Ferreira Curypt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2977644168742883pt_BR
dc.contributor.referee1Silvana Maria Pessôa de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Vera Lúcia de Carvalho Casa Novapt_BR
dc.contributor.referee3Amilton José Freire de Queirozpt_BR
dc.contributor.referee4Ivete Lara Camargos Waltypt_BR
dc.creatorGleidston Alispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7960024599982235pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T15:58:47Z-
dc.date.available2020-03-17T15:58:47Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32950-
dc.description.abstractThis work proposes a reading of Eles eram muitos cavalos, by Luiz Ruffato, and Ó, by Nuno Ramos, through the bias of dispersion, thinking about the relations between forms and themes in the context of society called postmodern. To this aim, two conceptual operators were chosen to think about the very particular compositional processes of the two contemporary writers: the mosaic technique for Ruffato's book and the hyperlink logic for Nuno Ramos' diction. From this, we discuss the difficult framing of the two works within the scope of the textual genres and take the opportunity that these writings - open, dispersive, transgressive - offer us to choose different methodological approaches in order to analyze different thematic clipping. For this, we design relatively independent and diverse critical essays, which communicate through dialogue with the constitutive dispersion of contemporary culture and, in different ways, with both literary works under analysis. In Luiz Ruffato's mosaic-novel, we selected, for these essays, fragments of the work that expose problems arising from immigration and family relations; and from Nuno Ramos' tales - or fictional essays - we discuss the use(ful/less) value of art and writing, as well as the human relationship to animal otherness. All the readings undertaken here sought to underline the specificities of the contemporary context without, however, losing sight of the relations established with different historical contexts, aiming to contribute to broadening our understanding of the ways of reading/making Literature today, and how Literature always presents itself as an exciting and renewed way of reading the world.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma leitura de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, e de Ó, de Nuno Ramos, pelo viés da dispersão, pensando as relações entre formas e temas no contexto da sociedade chamada de posmoderna. Para tanto, dois operadores conceituais foram escolhidos para pensarmos os processos composicionais muito particulares dos dois escritores contemporâneos: a técnica do mosaico para o livro de Ruffato e a lógica do hiperlink para a dicção de Nuno Ramos. A partir disso, discutimos o difícil enquadramento das duas obras no escopo dos gêneros textuais e tomamos o ensejo que essas escritas – abertas, dispersivas, transgressoras – nos deixam para eleger diferentes abordagens metodológicas a fim de analisar diferentes recortes temáticos. Para tanto, traçamos ensaios críticos mais ou menos independentes e diversos entre si, que se comunicam pelo diálogo com a dispersão constitutiva da cultura contemporânea e, de diferentes modos, das duas obras literárias em questão. No romance-mosaico de Luiz Ruffato, selecionamos, para esses ensaios, fragmentos da obra que expõem problemas decorrentes da imigração e das relações familiares; e a partir dos contos – ou ensaios ficcionais – de Nuno Ramos, debatemos o valor (in)útil da arte e da escrita, bem como a relação humana com a alteridade animal. Todas as leituras aqui empreendidas procuraram sublinhar as especificidades do contexto contemporâneo sem, contudo, perder de vista as relações estabelecidas com diferentes contextos históricos, buscando contribuir para a ampliação de nossa compreensão acerca dos modos de ler/fazer literatura hoje em dia, e sobre como a literatura sempre acaba por se apresentar como instigante e renovada forma de ler o mundo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMosaicopt_BR
dc.subjectHiperlinkpt_BR
dc.subjectDispersãopt_BR
dc.subjectLuiz Ruffatopt_BR
dc.subjectNuno Ramospt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectInutensíliopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAnimalidadept_BR
dc.subject.otherRuffato, Luiz, 1961- – Eles eram muitos cavalos – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherRamos, Nuno, 1960- – Ó – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherFamília na literaturapt_BR
dc.subject.otherImigrantes na literaturapt_BR
dc.subject.otherAnimais na literaturapt_BR
dc.subject.otherFicção brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherContos brasileiro – História e críticapt_BR
dc.titleMosaicos, hiperlinks e outras dispersões: considerações sobre "Eles eram muitos cavalos" de Luiz Ruffato e "Ó" de Nuno Ramospt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_GleidstonAlis_.pdf8.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.