Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/32951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Edilene Nascimento Dias | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Marina de Lima Tavares | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7313929666462604 | pt_BR |
dc.creator | Roberta Molina Matos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7556555705151210 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-17T17:52:02Z | - |
dc.date.available | 2020-03-17T17:52:02Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32951 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência idealizado a partir de um projeto desenvolvido com adolescentes do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual na cidade de Goianá em Minas Gerais. O objetivo foi de promover no espaço escolar um projeto de modo investigativo que problematize as questões relacionadas à sexualidade, possibilitando aos alunos discutirem sobre suas dúvidas e curiosidades acerca deste tema. Durante o desenvolvimento do estudo, destacou-se a necessidade de mudanças quanto ao ensino da sexualidade na escola, que deve ser feita a longo prazo e de forma gradativa, possibilitando discussões que contribuam para o desenvolvimento pleno dos adolescentes. Além disso, discutiu-se também a importância de os professores reverem suas metodologias contemplando atividades que possam despertar em seus alunos o interesse em fazer parte da construção do seu processo de ensino aprendizagem. O material e os métodos utilizado com os alunos foram a projeção de um filme sobre a gravidez na adolescência; debate sobre o filme com os alunos; pesquisa de vídeos pela internet em grupos que ressaltassem sobre o assunto abordado; e um questionário investigativo sobre o tema sexualidade com os alunos. Concluiu-se, portanto, que a realização do projeto possibilitou a abordagem do assunto com os alunos e ressaltou a importância da educação sexual em várias fases da educação de adolescentes e jovens | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação sexual | pt_BR |
dc.title | Educação sexual: uma proposta de ensino para alunos do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA.pdf | 533.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License