Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32963
Type: Monografia (especialização)
Title: Portifólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Authors: Liliane Cleria Martins e Moura
First Advisor: Marcos Elias Sala
First Referee: Tânia Margarida Lima Costa
Abstract: O curso de especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, corresponde ao processo de formação continuada de profissionais da Educação Básica, em parceria com o governo de Minas Gerais e o Centro Pedagógico da UFMG, no período de agosto de 2018 a dezembro de 2019. O curso apresentou como objetivo principal, a formação e capacitação de professores da rede pública para o uso de Tecnologias Digitais em suas práticas pedagógicas, no ambiente escolar. Esse trabalho apresenta um apanhado de cinco sequências didáticas, elaboradas ao longo das seguintes disciplinas: Inovação e Tecnologias Digitais 3.0; Moodle e Objetos de aprendizagem; Recursos Digitais para apresentações na escola; Recursos audiovisuais na escola; Redes Sociais na Educação. Essas sequências didáticas encontram-se alinhadas ao conteúdo de Geografia da Educação Básica. As seguintes temáticas foram abordadas: As regionalizações do Brasil; Os limites do Território Brasileiro; A Globalização e a Atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT); a população brasileira; As intolerâncias nas Redes Sociais. O uso do ambiente virtual foi essencial para o processo de ensino e aprendizagem. As interações com os colegas e tutores do curso colaboraram para enriquecer a aprendizagem, proporcionando sempre a reflexão sobre o uso das tecnologias no ambiente escolar A inovação da prática pedagógica na escola pode ocorrer através do uso de recursos digitais, como o storytelling (narrativas de histórias), Prezi (apresentações) e o Powton. Essas mídias interativas e animadas podem despertar o interesse do aluno pelo conteúdo de Geografia. Através desse trabalho foi possível compreender as possibilidades e potencialidades que o universo digital tem a oferecer ao corpo docente e discente da escola.
Abstract: The specialization course in Digital Technologies and Education 3.0 corresponds to the process of continuing education of professionals in Basic Education in partnership with the governament of Minas Gerais and the Pedagogical Center of UFMG, from August 2018 to December 2019. The main objective of the course was the training and qualification of public school teachers for the use of Digital Technologies in their pedagogical practices in the school environment. This work presents na overview of Five didactic sequences, elaborated along the following disciplines: Innvotion and Digital Technologies 3.o: Moodle and Learning Objects: Digital resources for school presentations; Audiovisual resources at school; Social Networks in Education. These didactic sequences are aligned with the Basic Education Geography content. The following themes were addressed: The regionalization of Brazil; The limits of the Brazilian Territory; Globalization and the Current International Labor Divison (DIT); The Brazilian population; Intolerances in Social Networks. The use of the virtual environment was essential for the teaching and learning process. Interactions with colleagues and tutors of the course collaborated to enrich learning, always providing reflection on the use Fo Technologies in the school environment, The innovation of pedagogical practice in school can occur through the use of digital resources, such as storytelling (story narratives), Prezi (presentations) and Powton. These interactive and animated media can awaken the sudent’s interest in Geography content. Through this work it was possible to understand the possibilities and potential that the digital universe hás to offer to the school’s faculty and students.
Subject: Educação - Tecnologias digitais
Ensino fundamental - Sequências didáticas
Práticas de ensino - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32963
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
versão final TCC.pdf1.26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons