Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32968
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais
Autor(es): Marília Gabriele Dorvalina Lopes
primer Tutor: Luiz Gustavo Nicácio
primer miembro del tribunal : Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Resumen: Partindo do conhecimento construído por meio desta especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, o seguinte portfólio tem o objetivo de apresentar as sequências didáticas elaboradas durante o curso. Foram produzidas cinco sequências didáticas (SDs) a partir de conteúdos diversos da Educação Física como jogos e brincadeiras, atletismo, regras dos esportes e atividade física e saúde sempre com o uso de algum recurso tecnológico com a finalidade de despertar maior interesse e participação dos alunos que estão sempre conectados à tecnologia. Destaca-se a primeira SD desenvolvida na escola que foi “Stop Motion na Educação Física: Vida Saudável”, onde as cenas foram gravadas em espaço escolar com a participação das turmas do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Contagem/MG. Com este trabalho, percebe-se que a utilização de uma SD no planejamento de aulas é um modo de organização que orienta melhor os conteúdos a serem trabalhados e utilizar recursos tecnológicos ajuda a despertar um maior interesse e participação dos alunos.
Abstract: Starting from the knowledge built through this specialization in Digital Technologies and Education 3.0, the following portfolio aims to present the didactic sequences elaborated during the course. Five didactic sequences (SDs) were produced from different contents of Physical Education such as games and play, athletics, sports rules and physical activity and health always using some technological resource in order to arouse greater interest and participation of students. that are always connected to technology. Noteworthy is the first SD developed at the school that was “Stop Motion in Physical Education: Healthy Life”, where the scenes were recorded in school space with the participation of the classes of the third year of high school in a state school of Contagem/MG. With this work, it is clear that the use of SD in class planning is a way of organization that better guides the content to be worked and using technological resources helps to arouse greater interest and participation of students.
Asunto: Educação Física - Estudo e ensino
Educação Física - Sequências didáticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32968
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC Marília Gabriele Dorvalina Lopes VERSÃO FINAL FICHA CATALOGRÁFICA.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons