Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32974
Type: Monografia (especialização)
Title: Conversando com a dor: rodas de conversa sobre a dor crônica
Authors: Luciene de Almeida Silva Mendes
First Advisor: Lucas Miranda Kangussu Gomes Oliveira
First Referee: Zidia Rocha Magalhâes
Abstract: A condição de dor é considerada um dos grandes problemas de saúde pública atualmente, notadamente a dor crônica, que vem causando o aumento da demanda por atendimento em serviços de saúde. Sendo uma experiência sensorial de manifestações fisiológicas, psicológicas e sociais, a dor crônica tornou-se um desafio no campo da ciência da saúde. Dentro dessa perspectiva, a construção de um novo paradigma das práticas de saúde se faz necessária, tendo como foco o cuidado e ampliação do olhar para além do modelo biomédico, partindo da relação do individuo com seu corpo e com o significado atribuído às suas experiências. Este trabalho justifica-se na necessidade de um maior conhecimento na percepção do fenômeno álgico em nosso contexto e sobre a forma como interfere na vida diária dos indivíduos. Trata-se de um projeto de intervenção que tem como objetivo geral avaliar a percepção e significados associados a dor crônica, seus impactos na qualidade de vida das pacientes e implementar Rodas de Conversa como instrumento terapêutico e educativo.
Subject: Dor Crônica
Educação em Saúde
Atenção Primária à Saúde
Percepção da Dor
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32974
Issue Date: 14-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIENE DE ALMEIDA SILVA MENDES.pdf361.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.