Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32975
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Reestruturação do programa de educação permanente em saúde de um hospital de urgência e emergência de Belo Horizonte
Autor(es): Larissa Lucas Rocha
primer Tutor: Andreza Werli-Alvarenga
primer miembro del tribunal : Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado
Segundo miembro del tribunal: Andreza Werli-Alvarenga
Resumen: A implementação deste projeto de intervenção visa conhecer as mudanças que podem ser provocadas pela reestruturação do Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Risoleta Tolentino Neves. O estudo pretende ser conduzido na perspectiva da micropolítica do trabalho vivo em ato, descrita por Mehry e norteada pelos conceitos da Teoria da Aprendizagem Experiencial, produzida por Kolb. Esse delineamento vai de encontro ao que é proposto pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, principal referência sobre o assunto no âmbito do Sistema Único de Saúde. Considerando que a aprendizagem significativa, capaz de transformar pessoas e processos, ocorre a partir da elucidação de problemas do cotidiano de trabalho, é importante compreender como os trabalhadores reconhecem a educação permanente, enquanto uma ferramenta para o autodesenvolvimento e consequente contribuição para a prática em saúde. Apesar do apoio da direção hospitalar para que movimentos dessa natureza aconteçam na instituição, percebe-se um desconhecimento dos trabalhadores sobre a temática que precisa ser superado para se consolidar enquanto práxis. A execução do projeto foi planejada segundo as definições da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, para percorrer este caminho, propõe-se a análise de conteúdo inspirada em Bardin. O cenário do estudo faz parte da rede pública, importante dispositivo de saúde localizado na região Norte de Belo Horizonte. Para a coleta de dados pretende-se elaborar um roteiro de entrevista semiestruturada. Serão entrevistados apenas os trabalhadores admitidos no hospital até 2018, ano de conclusão da pesquisa de doutorado que inspirou a elaboração deste projeto de intervenção. Espera-se que este estudo possa contribuir para o levantamento de informações que impulsionem melhorias ao Programa de Educação Permanente em Saúde estabelecido, a fim de que ele seja um instrumento coletivo de transformação das práticas em saúde, cada vez mais próximo das necessidades dos trabalhadores e usuários.
Asunto: Educação Continuada
Hospitais
Processo de Enfermagem
Reestruturação Hospitalar
Emergências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/32975
Fecha del documento: 14-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Larissa Lucas Rocha.pdf128.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.