Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32975
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dc.contributor.advisor1Andreza Werli-Alvarengapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798762014719557pt_BR
dc.contributor.referee1Carla Lucia Goulart Constant Alcoforadopt_BR
dc.contributor.referee2Andreza Werli-Alvarengapt_BR
dc.creatorLarissa Lucas Rochapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7833428402268634pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-23T15:08:27Z-
dc.date.available2020-03-23T15:08:27Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32975-
dc.description.resumoA implementação deste projeto de intervenção visa conhecer as mudanças que podem ser provocadas pela reestruturação do Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Risoleta Tolentino Neves. O estudo pretende ser conduzido na perspectiva da micropolítica do trabalho vivo em ato, descrita por Mehry e norteada pelos conceitos da Teoria da Aprendizagem Experiencial, produzida por Kolb. Esse delineamento vai de encontro ao que é proposto pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, principal referência sobre o assunto no âmbito do Sistema Único de Saúde. Considerando que a aprendizagem significativa, capaz de transformar pessoas e processos, ocorre a partir da elucidação de problemas do cotidiano de trabalho, é importante compreender como os trabalhadores reconhecem a educação permanente, enquanto uma ferramenta para o autodesenvolvimento e consequente contribuição para a prática em saúde. Apesar do apoio da direção hospitalar para que movimentos dessa natureza aconteçam na instituição, percebe-se um desconhecimento dos trabalhadores sobre a temática que precisa ser superado para se consolidar enquanto práxis. A execução do projeto foi planejada segundo as definições da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, para percorrer este caminho, propõe-se a análise de conteúdo inspirada em Bardin. O cenário do estudo faz parte da rede pública, importante dispositivo de saúde localizado na região Norte de Belo Horizonte. Para a coleta de dados pretende-se elaborar um roteiro de entrevista semiestruturada. Serão entrevistados apenas os trabalhadores admitidos no hospital até 2018, ano de conclusão da pesquisa de doutorado que inspirou a elaboração deste projeto de intervenção. Espera-se que este estudo possa contribuir para o levantamento de informações que impulsionem melhorias ao Programa de Educação Permanente em Saúde estabelecido, a fim de que ele seja um instrumento coletivo de transformação das práticas em saúde, cada vez mais próximo das necessidades dos trabalhadores e usuários.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação permanente em saúdept_BR
dc.subjectProcesso de trabalhopt_BR
dc.subjectHospitaispt_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherHospitaispt_BR
dc.subject.otherProcesso de Enfermagempt_BR
dc.subject.otherReestruturação Hospitalarpt_BR
dc.subject.otherEmergênciaspt_BR
dc.titleReestruturação do programa de educação permanente em saúde de um hospital de urgência e emergência de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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