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http://hdl.handle.net/1843/32975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Andreza Werli-Alvarenga | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798762014719557 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carla Lucia Goulart Constant Alcoforado | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andreza Werli-Alvarenga | pt_BR |
dc.creator | Larissa Lucas Rocha | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7833428402268634 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-23T15:08:27Z | - |
dc.date.available | 2020-03-23T15:08:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/32975 | - |
dc.description.resumo | A implementação deste projeto de intervenção visa conhecer as mudanças que podem ser provocadas pela reestruturação do Programa de Educação Permanente em Saúde do Hospital Risoleta Tolentino Neves. O estudo pretende ser conduzido na perspectiva da micropolítica do trabalho vivo em ato, descrita por Mehry e norteada pelos conceitos da Teoria da Aprendizagem Experiencial, produzida por Kolb. Esse delineamento vai de encontro ao que é proposto pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, principal referência sobre o assunto no âmbito do Sistema Único de Saúde. Considerando que a aprendizagem significativa, capaz de transformar pessoas e processos, ocorre a partir da elucidação de problemas do cotidiano de trabalho, é importante compreender como os trabalhadores reconhecem a educação permanente, enquanto uma ferramenta para o autodesenvolvimento e consequente contribuição para a prática em saúde. Apesar do apoio da direção hospitalar para que movimentos dessa natureza aconteçam na instituição, percebe-se um desconhecimento dos trabalhadores sobre a temática que precisa ser superado para se consolidar enquanto práxis. A execução do projeto foi planejada segundo as definições da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, para percorrer este caminho, propõe-se a análise de conteúdo inspirada em Bardin. O cenário do estudo faz parte da rede pública, importante dispositivo de saúde localizado na região Norte de Belo Horizonte. Para a coleta de dados pretende-se elaborar um roteiro de entrevista semiestruturada. Serão entrevistados apenas os trabalhadores admitidos no hospital até 2018, ano de conclusão da pesquisa de doutorado que inspirou a elaboração deste projeto de intervenção. Espera-se que este estudo possa contribuir para o levantamento de informações que impulsionem melhorias ao Programa de Educação Permanente em Saúde estabelecido, a fim de que ele seja um instrumento coletivo de transformação das práticas em saúde, cada vez mais próximo das necessidades dos trabalhadores e usuários. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente em saúde | pt_BR |
dc.subject | Processo de trabalho | pt_BR |
dc.subject | Hospitais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Continuada | pt_BR |
dc.subject.other | Hospitais | pt_BR |
dc.subject.other | Processo de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Reestruturação Hospitalar | pt_BR |
dc.subject.other | Emergências | pt_BR |
dc.title | Reestruturação do programa de educação permanente em saúde de um hospital de urgência e emergência de Belo Horizonte | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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Larissa Lucas Rocha.pdf | 128.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
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