Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32991
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Salete Maria de Fátima Silqueira Mullerpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5175647212869889pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vinicius dos Reis Silvapt_BR
dc.creatorVanessa Vargas de Brito Jucatellipt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T14:23:27Z-
dc.date.available2020-03-25T14:23:27Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32991-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo uma ação educativa de conscientização dos profissionais de saúde para implantação de uma brinquedoteca hospitalar, em um município de Minas Gerais. O interesse em estudar esta questão surgiu a partir de experiências vivenciadas, com crianças hospitalizadas durante o exercício profissional, assim houve o interesse da busca por leituras sobre o assunto e a consequente elaboração de um projeto de intervenção para a implantação de uma brinquedoteca. O cuidado emocional ampara de forma positiva a recuperação da criança durante a hospitalização. Pressupõe-se que a reflexão e análise sobre a brinquedoteca, possam contribuir para melhor a assistência de enfermagem às crianças internadas. O projeto de intervenção se justifica por meio do compromisso com a humanização, contribuindo para que os profissionais de enfermagem desenvolvam ações visando o atendimento das crianças hospitalizadas e incluindo o brinquedo terapêutico como expressão de um atendimento humanizado. A intenção fundamental deste projeto visa promover a implantação da brinquedoteca como uma estratégia para melhorar o atendimento da criança hospitalizada por meio de ações educativas. Com isso, procura-se identificar o nível de conhecimento dos profissionais em relação à brinquedoteca, por meio de roda de conversa; apresentar vídeos que mostram a importância da brinquedoteca para as crianças no processo de hospitalização, realizar oficinas educativas com os profissionais e compreender a brinquedoteca como uma perspectiva a favor do tratamento de saúde. Espera-se que após as ações realizadas ocorra a conscientização dos profissionais de saúde quanto à importância da brinquedoteca no auxílio ao tratamento das crianças hospitalizadas, preparando-as para as situações novas que enfrentarão, preservando assim, sua saúde emocional, sua autoconfiança e ajudando a superar a adversidade pela qual estarão passando. Espera-se ainda que os objetivos propostos sejam alcançados e que a equipe dê continuidade ao projeto de intervenção, podendo este servir de modelo para outras instituições hospitalares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectProfissionais de Saúdept_BR
dc.subjectCapacitação Profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducação a Distânciapt_BR
dc.subject.otherPessoal de Saúdept_BR
dc.subject.otherCapacitação Profissionalpt_BR
dc.subject.otherEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherHospitalizaçãopt_BR
dc.titleAção educativa de conscientização dos profissionais de saúde para implantação de uma brinquedoteca hospitalarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA VARGAS DE BRITO JUCATELLI UFMG.pdf143.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.